Shell assina acordo para testar cadeia de fornecimento de hidrogênio líquido renovável
Fonte: Port Technology (19 de julho de 2022)

Shell New Energies NL BV, ENGIE, Vopak e Anthony Vederhave assinaram um acordo para estudar a viabilidade de produzir, liquefazer e transportar hidrogénio verde de Portugal para a Holanda – Foto: Port Technology
O estudo irá supervisionar a produção de hidrogénio a partir de energia renovável na zona industrial do porto de Sines , após o envio do hidrogénio liquefeito através de um transportador de hidrogénio líquido para o Porto de Roterdão para distribuição e venda.
O projeto visa entregar um primeiro carregamento de hidrogénio líquido de Sines para Roterdão até 2027.
“Consideramos o hidrogênio líquido como uma solução chave para importar energia renovável para mercados como Holanda ou Alemanha”, disse o Dr. Andreas Gorbach, Chefe de Tecnologia de Caminhões e Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG.
“Estamos desenvolvendo a próxima geração de caminhões que podem usar hidrogênio líquido diretamente.”
O consórcio visa reduzir o custo da produção de hidrogênio líquido e impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
Sob a parceria, a Shell disse que, juntamente com a ENGIE, colaborarão em toda a cadeia de valor, enquanto o envolvimento de Anthony Veder e Vopak se concentrará no transporte, armazenamento e distribuição.
A avaliação inicial testará o potencial de produção, transporte e armazenamento de cerca de 100 toneladas por dia, com potencial para aumentar isso ao longo do tempo, disseram as partes.
Os governos de Portugal e da Holanda assinaram anteriormente um Memorando de Entendimento em 2020 reforçando seu compromisso com a produção e transporte de hidrogênio.
No início deste mês, a Shell tomou a decisão final de investimento para construir a maior usina de hidrogênio verde da Europa em Maasvlakte 2 no Porto de Roterdã .
A planta será denominada Holland Hydrogen I e deverá entrar em operação em 2025.