Estatuto
É o documento que define desde a fundação, os objetivos, o funcionamento e a estrutura do Sindicato. Download
Missão
Representar os operadores portuários na promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento e competitividade das atividades portuárias do estado de São Paulo.
Visão
Ser reconhecido como protagonista e inteligência do setor portuário do Estado de São Paulo, contribuindo na superação dos seus desafios e promovendo inovação e eficiência.
Histórico
O SOPESP foi fundado em 1993, após a publicação da Lei 8.630 de 25 de fevereiro de 1993 – Lei da Modernização dos Portos – quando um grupo de empresas, que se congregavam na Associação
dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo – AOPESP, decidiu formar um Sindicato, criando assim o SOPESP.
São três décadas marcadas por muita dedicação, empenho e uma forte atuação representando os interesses dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo, com o propósito de colaborar com o desenvolvimento dos Portos de Santos e São Sebastião, ampliando sua eficiência de operação.
Nossa missão é defender e representar os operadores portuários – pessoa jurídica pré-qualificada para exercer as atividades de movimentação e armazenagem de pessoas e cargas dentro da área do porto organizado, na promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento e competitividade das atividades portuárias no estado de São Paulo.
Além de realizar negociações coletivas de trabalho e a conciliação de dissídios, colaboramos com as Agências reguladoras, Órgãos do Governo Federal, Estadual e Municipal, Associações e entidades como Órgão Técnico e Consultivo, apoiando o setor com estudos técnicos e financeiros, promovendo a solução dos problemas que se relacionam com a categoria dos Operadores Portuários.
O SOPESP também colabora de maneira efetiva para que o Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO, desenvolva suas atividades com eficiência.
Cientes do papel de protagonista em nossa área de atuação, levamos com pulsos firmes a responsabilidade do desenvolvimento do segmento empresarial, que opera por grandes centros de inteligência e estratégias, dando o suporte necessário à categoria dos operadores portuários.