Os custos operacionais do navio aumentam 4,5% devido ao COVID-19
Fonte: Mundo Marítimo (01 de dezembro de 2020)
As despesas operacionais dos navios aumentaram este ano pela taxa mais rápida em mais de uma década, devido ao aumento dos prêmios de seguro e despesas relacionadas à pandemia COVID-19, mas devem mudar ao longo dos anos. a seguir, conforme as despesas relacionadas à pandemia são reduzidas, de acordo com a última revisão anual e previsão de custos operacionais de Drewry relatório de 2020/21 .
A consultoria estima que os custos operacionais médios diários dos 47 tipos e tamanhos de embarcações cobertos no relatório aumentaram 4,5% em 2020, em comparação com aumentos subjacentes de 2% e 2,5% nos dois. anos anteriores, respectivamente. Isso ocorreu após um período em que as despesas operacionais estagnaram ou contraíram por três anos consecutivos em 8% em 2015-17.
“Como muitos aspectos do transporte marítimo comercial, os custos operacionais dos navios foram severamente afetados pela pandemia COVID-19”, disse o diretor de produtos de pesquisa de Drewry ., Martin Dixon. “Seus efeitos cortaram despesas operacionais durante o primeiro semestre, pois fechamentos econômicos e restrições ao distanciamento social fecharam docas secas e pátios de reparo, enquanto os armadores reagiram à queda no comércio postergando tudo o que não foi uma despesa essencial. ” No entanto, os custos dispararam no segundo semestre do ano, com a reabertura das instalações de reparo, desencadeando a demanda reprimida, enquanto os custos com pessoal aumentaram devido à interrupção do repatriamento da tripulação. “
Os custos da tripulação foram particularmente afetados, aumentando 6,2% em 2020 em comparação com aumentos subjacentes de 1,3%, enquanto os custos de cobertura do casco e maquinário (H&M) e proteção e compensação (P&I) aumentaram 4,5% em um mercado de seguros que está se estreitando. Enquanto isso, a interrupção no abastecimento e disponibilidade de mão de obra causada pela pandemia empurrou os custos de armazenamento, reparo e manutenção para cerca de 3%, ao mesmo tempo, os gastos com doca seca aumentaram 5%.
O aumento nos custos foi generalizado em todos os principais setores de transporte de carga pelo terceiro ano consecutivo, já que todos os segmentos de navios foram atingidos pelo COVID-19. As avaliações mais recentes incluem navios porta-contêineres, navios químicos, granéis sólidos, petroleiros, transportadores de gás (GNL e GLP), carga geral, refrigeradores, Ro-Ro e transportadores de automóveis.
Olhando para o futuro, as condições de negócios devem permanecer desafiadoras, dominadas pelas incertezas de negócios induzidas pelo COVID-19 e pelo excesso de capacidade em muitos setores, mantendo as despesas operacionais sob controle.
“Os custos operacionais dos navios devem mudar em 2021, já que alguns custos únicos relacionados ao COVID-19 são eliminados de acordo com as medidas de contenção, compensando as pressões inflacionárias em outros lugares”, acrescentou Dixon , que por fim destacou que “a partir daí, esperamos que a inflação do Opex volte à tendência anterior, subindo abaixo da taxa geral de inflação de preços e marcando assim uma estagnação dos custos em termos reais”.