Login
Associe-se
NOTÍCIAS

ANTAQ participa de missão na Ásia para atrair investimentos

Fonte: Antaq (04 de outubro de 2017)

A ANTAQ participou, entre 12 e 19 de setembro, da Missão Invest Brasil – Oportunidades para Investimentos nos Portos Brasileiros. A comitiva visitou Xangai, Hong Kong e Cingapura. A missão, que foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), teve também a participação do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), BNDES, além de representantes dos portos Central, São Sebastião, Açu, Itaqui e Pecém.
O gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ, Fernando Serra, representou a Agência e fez apresentações sobre o papel da autarquia no cenário do setor aquaviário brasileiro, reuniões com investidores, atendimento aos inscritos nos seminários e visitas técnicas aos portos e terminais de Hong Kong e Cingapura.
Nas reuniões com investidores internacionais, foram apresentados dados sobre formas de investimentos em portos brasileiros, regras e legislações específicas sobre portos públicos e privados, oportunidades para investimentos em infraestrutura e superestrutura de portos, bem como análises sobre cenários brasileiros com possibilidade para atração de investimentos.
Houve várias reuniões técnicas com a Autoridade Portuária do Porto de Cingapura (PSA International PTE LTD), quando foram feitos esclarecimentos sobre diferenças entre portos públicos e privados, regras de tarifas e preços praticados nos terminais, tramitação dos pedidos para portos privados na ANTAQ, bem como sobre o processo de leilões de terminais arrendados. Além disso, foram realizadas reuniões com a Modern Terminals em Hong Kong, Yafela Trading Ltd. em Xangai, COSCO Shipping, também em Xangai.