Autoridades cobram 3ª pista e plano emergencial para acesso ao porto
Fonte: Portal BE News (20 de março de 2025)
Deputados e especialistas apontam necessidade de nova pista na Imigrantes e planejamento para evitar colapsos viários
A necessidade urgente de melhorias na infraestrutura viária que liga o planalto ao Porto de Santos foi um dos principais temas debatidos na solenidade de abertura do Santos Export, fórum regional promovido pelo Grupo Brasil Export, na terça-feira (18), em Santos. Diante do crescimento contínuo das operações do complexo portuário, autoridades e especialistas cobraram a construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes e um plano de contingenciamento eficaz para o Sistema Anchieta-Imigrantes.
A deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) fez uma análise crítica da atual situação das rodovias da região, destacando a falta de planejamento adequado para situações emergenciais, como o fechamento das pistas da Anchieta devido ao acidente com uma passarela na noite da última quinta-feira (13), em Cubatão, que deixou as duas pistas da via fechadas por mais de 12 horas.
Ela que preside uma frente parlamentar de apoio à terceira pista da Imigrantes, questionou a ausência de um plano de ação da Ecovias Imigrantes, concessionária que administra a Via Anchieta, e do poder público para situações como essa, que resultaram em longas horas de espera para motoristas e passageiros. Solange criticou a falta de alternativas, como o uso da Imigrantes em casos de bloqueios, e defendeu o planejamento de novas pistas para o futuro.
Outras autoridades abordaram o assunto. O CEO do Grupo Brasil Export destacou a necessidade de um planejamento a longo e médio prazo para o Porto de Santos. “A estrada anunciada, a terceira pista, não ficará pronta agora. Não teremos uma via de acesso. Continuaremos com as mesmas estruturas. Faço a pergunta: até quando? Até quando o porto vai ter o prejuízo do congestionamento? Até quando teremos o caos anunciado?”.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, também enfatizou a necessidade de alinhar a expansão portuária com as melhorias nos acessos. “O porto precisa crescer em sintonia com os acessos”, afirmou.
Mais cedo, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, falou sobre a necessidade de melhorar a infraestrutura logística do país, reforçando que o Brasil precisa garantir condições mínimas para o escoamento da produção.
Marco legal
Já o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) destacou a importância das discussões no Congresso Nacional sobre a modernização do marco legal portuário, com mudanças que visam trazer mais segurança jurídica e previsibilidade para os investimentos no setor.
Barbosa defendeu a ampliação dos contratos de concessão para até 70 anos, uma medida que, segundo ele, atrairia novos e bons investimentos, não apenas para o Porto de Santos, mas para todos os portos brasileiros.
“Estamos iniciando a discussão das reformas, e a mudança tem que ser para melhor, para que a gente possa ter uma legislação mais moderna, mais segura para quem quer investir,” afirmou o deputado, destacando também a importância da maior obra do PAC em andamento na Baixada Santista, que está sendo realizada com um cronograma definido: o túnel que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, uma obra aguardada há mais de 100 anos.
Barbosa, que preside a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos no Congresso Nacional, mencionou o trabalho do grupo para fiscalizar e monitorar as etapas do projeto do túnel, para garantir que a obra seja concluída no prazo.