Consulta pública para ampliação da poligonal será lançada até junho
Fonte: Portal BE News (20 de março de 2025)

A consulta pública para a ampliação da área da poligonal do Porto de Santos (SP) será lançada no primeiro semestre de 2025. A informação foi confirmada pela secretária executiva do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Mariana Pescatori, durante o segundo dia do Fórum Regional Santos Export, realizado na quarta-feira (19).
Conforme anúncio pela Autoridade Portuária de Santos (APS) no final do ano passado, o projeto de expansão da Poligonal visa incorporar 12,6 milhões de m², o que representaria um aumento de 162,4% em relação à área atual de 7,8 milhões de m².
A proposta abrange áreas em quatro municípios e pode significar o equivalente à criação de quase dois novos portos, com a ampliação para cinco cidades. A ampliação busca atrair novos investimentos, gerar empregos e aumentar a competitividade da estrutura.
A expectativa, segundo Mariana, é que em 2040 sejam movimentadas mais de 240 milhões de toneladas no Porto de Santos.
“Temos projetos grandes que estão sendo levados adiante e, com certeza, vão viabilizar isso”, afirmou, referindo-se à carteira de concessões da União para a Baixada Santista. Entre as iniciativas, estão o arrendamento do terminal de contêineres Tecon Santos 10, que prevê investimentos estimados em R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos de contrato, e a construção da travessia por túnel entre Santos e Guarujá, que será executada por meio de uma parceria público-privada (PPP), com investimento estimado em R$ 5,78 bilhões.
Pescatori destacou que a pasta tem priorizado instrumentos para desburocratizar processos e aumentar a agilidade na viabilização de parcerias com o setor privado. As ações buscam impulsionar o crescimento do setor portuário, como o lançamento do programa Navega Simples pelo governo federal em 2024.
“A gente sempre tem recordes, mas talvez a gente pudesse estar movimentando muito mais se a gente não tivesse essas restrições e gargalos, que a gente sabe que são difíceis”, afirmou. “Demoramos vários anos para que a gente possa ter a maturação de um projeto e poder levar adiante.”
A elaboração da carteira de projetos do MPor está sendo baseada na colaboração e no intercâmbio de conhecimentos com portos de outros países.
“A gente tem participado de viagens internacionais e vemos que os nossos terminais não deixam nada a desejar. Eles estão adotando as melhores tecnologias e evoluindo em soluções de descarbonização”, completou Pescatori.
O painel “Como aumentar a eficiência das operações logísticas ligadas ao Porto de Santos” foi moderado por Núria Bianco, diretora de Inteligência de Mercado do Grupo Brasil Export. O debate contou com a participação de Rafael Hipólito, CFO da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), e Joel Contente, vice-presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP).
O Santos Export é uma edição regional do Brasil Export, principal fórum de discussões do setor logístico e de infraestrutura do país. A programação foi transmitida pela TV BE News, disponível nos canais 82 da Sky, 58 da parabólica e 19 para a Grande Campinas em sinal aberto. Os conteúdos também podem ser acessados pelo canal @tv_benews no YouTube e pelo site www.tvbenews.com.br.