Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Santos terá reforço na segurança com uso de câmeras em tempo real; entenda

Fonte: A Tribuna (06 de março de 2025)

Monitoramento no complexo portuário santista será ampliado após acordo de cooperação

A Autoridade Portuária de Santos (APS) ampliará o monitoramento por câmeras no Porto de Santos utilizando o sistema da Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-Fips). Para isso, firmou, no mês passado, um acordo de cooperação com a cessionária válido por cinco anos. O convênio não implica em custo para a APS.

Em nota, a administração portuária informou que, “pelos termos do convênio, a Guarda Portuária (GP) passa a ter acesso em tempo real às câmeras de monitoramento da Ag-Fips, complementando o sistema de vigilância do Porto”.

A APS informou ainda que a Guarda já possui convênios semelhantes com os terminais portuários e com outras instituições, como a Prefeitura, “formando uma ampla rede de monitoramento por câmeras em toda a área operacional”. A vigilância da Guarda é ininterrupta, ou seja, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Segundo a APS, o compartilhamento de imagens visa atender ao Plano de Segurança Pública do Porto de Santos e auxiliar no monitoramento do tráfego rodoviário, coibindo e prevenindo práticas criminosas.

A gestora do complexo portuário santista esclareceu ainda que, em convênios dessa natureza, “não existe contrapartida financeira entre os signatários e, superados critérios técnicos elementares, as imagens ficam disponíveis quase que imediatamente para a Guarda Portuária”.

Vias férreas
Atualmente, as vias férreas dentro do porto organizado somam 120 quilômetros. A Reportagem procurou a AG-Fips para saber mais informações, como quantas câmeras seriam compartilhadas e os locais delas, mas não obteve retorno da concessionária.