Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Petrobras realiza abastecimento sustentável em Singapura

Fonte: Portal BE News (06 de março de 2025)

Iniciativa faz parte do compromisso da empresa com a inovação e soluções ambientais no mercado de baixo carbono

Operação de abastecimento de VLSFO (Very Low Sulfur Fuel Oil) com 24% de conteúdo renovável (B24) para o navio da Transpetro André Rebouças, em Singapura – Imagem: Petrobras

A Petrobras Singapore realizou, no último dia 27, sua primeira operação de abastecimento de Very Low Sulfur Fuel Oil (VLSFO) com 24% de conteúdo renovável (B24). O combustível foi fornecido ao navio André Rebouças, da Transpetro, afretado à Petrobras, em Singapura. O abastecimento foi feito por uma empresa licenciada pela autoridade portuária local.

O produto foi formulado pela própria Petrobras Singapore (PSPL) em seus tanques arrendados na região. A composição inclui 76% de óleo combustível fóssil — proveniente das refinarias do Sistema Petrobras — e 24% de UCOME, um biocombustível derivado do processamento de óleo de cozinha usado (UCO), adquirido no mercado asiático.

A subsidiária da Petrobras em Singapura possui certificação ISCC EU, que atesta a conformidade do combustível com padrões internacionais de sustentabilidade, garantindo rastreabilidade e responsabilidade ambiental em toda a cadeia logística do biocombustível.

“O abastecimento do navio André Rebouças soma-se a outras vendas efetuadas pela Petrobras Singapore relativas ao primeiro lote de VLSFO com conteúdo renovável formulado no início de 2025. A operação de B24, além de representar uma nova modalidade de oferta de produto ao mercado, também impulsiona as demais operações de óleo combustível da Petrobras na região do Extremo Oriente, com as quais possui ampla sinergia”, afirma o diretor Claudio Schlosser.

A iniciativa reforça a estratégia da Petrobras e da Transpetro de investir em soluções sustentáveis e desenvolver novos produtos para um mercado de baixo carbono. A comercialização de bunker com conteúdo renovável faz parte dos esforços da companhia para inovar e agregar valor ao negócio, alinhando-se às demandas globais por descarbonização e fontes de energia mais limpas.