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Hapag-Lloyd recorre a financiamento “verde” para a aquisição de 24 novos porta-contêineres

Fonte: Mundo Marítimo (06 de fevereiro de 2025)

A Hapag-Lloyd recorrerá a financiamento sustentável para os 24 novos porta-contêineres de grande porte que encomendou em outubro de 2024. Os novos navios terão uma capacidade combinada de 312.000 TEUs e representarão um investimento total de aproximadamente US$ 4 bilhões.

Estrutura de financiamento
O financiamento previsto será composto por quatro componentes:

  • Cerca de US$ 900 milhões do preço de compra serão financiados com recursos próprios da empresa.
  • Um total de US$ 500 milhões será disponibilizado por dois bancos na forma de empréstimos hipotecários bilaterais.
  • Outra parte, no valor de US$ 1,8 bilhão, será financiada por meio de três estruturas de leasing.
  • US$ 1,1 bilhão virá de uma linha de crédito sindicada, garantida pela Corporação de Seguros de Crédito e Exportação da China (Sinosure).

Ao todo, o financiamento cobrirá cerca de 80% do investimento total, com prazos de vencimento variando entre 10 e 18 anos.

O financiamento seguirá o Marco de Financiamento Verde da Hapag-Lloyd, que está em conformidade com os Princípios de Empréstimos Verdes da Loan Market Association (LMA). A sociedade de classificação internacional DNV validou a estrutura e confirmou a alta eficiência dos navios, bem como sua conformidade com a Taxonomia da União Europeia.

Compromisso com a descarbonização
“Estamos modernizando continuamente nossa frota para oferecer um serviço de alta qualidade e atingir nossas metas ambiciosas de descarbonização”, afirmou Mark Frese, CFO/CPO da Hapag-Lloyd AG. “A bem-sucedida conclusão de várias transações financeiras atrativas confirma que os componentes de financiamento verde estão se tornando cada vez mais importantes. Além disso, estamos muito satisfeitos por financiar projetos de construção naval na China pela primeira vez por meio da transação com a Sinosure”.

A Hapag-Lloyd reforçou seu compromisso com o Acordo de Paris, cujo objetivo é limitar o aquecimento global a 1,5°C. Até 2030, a empresa pretende reduzir em aproximadamente um terço as emissões absolutas de gases de efeito estufa da frota em comparação com 2022, avançando em direção à operação com emissões líquidas zero até 2045.

Tecnologia sustentável
Os 24 navios serão construídos na China e equipados com motores de GNL (gás natural liquefeito) de alta pressão, que oferecem baixas emissões e alta eficiência de combustível. Além disso, essas embarcações poderão operar com biometano, reduzindo as emissões de CO₂ equivalente em até 95% em comparação com sistemas de propulsão convencionais.

Os novos navios também estarão preparados para operar com amônia, uma alternativa promissora para combustíveis marítimos sustentáveis.

A entrega das embarcações ocorrerá entre 2027 e 2029.