Bahia Export: secretário de Hidrovias do Mpor destaca obras que irão ampliar capacidade dos portos do estado
Fonte: CODEBA (27 de setembro de 2024)
Durante a abertura do Bahia Export, Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes, em Salvador, o secretário nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Dino Batista, afirmou que as obras de dragagem de aprofundamento vão transformar o Porto de Salvador em um hub da região Nordeste. O secretário destacou os investimentos da pasta para o estado, que foram anunciados nesta semana.
“A dragagem de manutenção não é preciso na Baía de Todos-os-Santos. No ano a ano, é muito pouco para ser dragado. Mas é preciso fazer a dragagem de aprofundamento para que o Porto de Salvador seja, efetivamente, o hub do Nordeste”, comentou.
O secretário classificou que as obras de dragagem nos portos baianos, conforme anunciado para o porto de Ilhéus nesta semana, referem-se a problemas históricos no estado. “Conseguindo a dragagem, com os investimentos para a ampliação do terminal de contêineres, a gente realmente está resolvendo problemas históricos. Estamos falando em ampliar o Porto de Salvador. É isso que a Bahia merece, o Governo Federal e o Governo Estadual trabalhando juntos. Com esses feitos, e também essa discussão, vamos contribuir para trazer um grande desenvolvimento logístico para a Bahia”, avaliou.
Batista ressaltou o ambiente promovido pelo Bahia Export em juntar, no mesmo ambiente, poder público com a iniciativa privada. “Temos que aproveitar esse momento para fomentar a sociedade e iniciativa privada, que é quem executa investimentos, tem função de riscos, já que ser empreendedor no Brasil não é simples. Temos que saudar muito dos nossos parceiros e empresas que acreditam no Brasil”, pontuou.