Login
Associe-se
NOTÍCIAS

CODEBA realiza simulado de emergência ambiental no Porto de Ilhéus

Fonte: CODEBA (16 de setembro de 2024)

A Autoridade Portuária da Bahia (CODEBA) realizou um simulado de emergência ambiental no Porto de Ilhéus, na última quinta-feira (05), que reproduziu um cenário de vazamento de aproximadamente 8 metros cúbicos de óleo diesel ao mar, nas proximidades do Berço 101 do Porto. O exercício prático simulou a dispersão do óleo e a possível contaminação da fauna local, com o objetivo de testar a capacidade de resposta das equipes envolvidas.

Participaram do simulado a Gerência do Porto (GPI), a Gerência de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (GMAST), a Guarda Portuária, além da equipe de Resposta a Emergências Ambientais da Ocean Pact, empresa especializada na remoção de óleo, e o Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA), responsável pelo resgate da fauna afetada.

As empresas contratadas pela CODEBA são especializadas no atendimento a emergências envolvendo vazamentos de óleo e outros combustíveis, além de darem suporte à execução das condicionantes da Licença de Operação.

Esse exercício foi essencial para testar a capacidade de resposta a derramamentos de óleo no mar, permitindo ao órgão ambiental licenciador avaliar a adequação e eficácia dos planos de emergência em vigor.