Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Bahia supera a média nacional da produtividade de algodão

Fonte: Agromais (05 de setembro de 2023)

Devem ser colhidas 328 arrobas, enquanto no restante do País a média é de 295 arrobas, de acordo com a Abapa

Imagem de Freepik

Com pouco mais de 80% dos campos colhidos, os produtores de algodão da Bahia têm motivos para comemorar a safra 2022/2023. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimam que o estado colherá cerca de 600 mil toneladas de pluma, em uma área cultivada de aproximadamente 313 mil hectares.

Outro dado de destaque para esse ano é a produtividade média, que, no oeste baiano, será a maior do Brasil: a cada hectare, devem ser colhidas 328 arrobas, enquanto no restante do País a média é de 295 arrobas, de acordo com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

Segundo maior produtor do Brasil, a Bahia cultiva algodão em dois polos. A região oeste detém 97,8% de toda a produção estadual, pois reúne todas as condições favoráveis ao cultivo com competitividade e alta qualidade, com grande extensão de terras planas, cultivo mecanizado, clima bem definido, luminosidade intensa, e boa infraestrutura de estradas e logística. Os outros 2,2% são cultivados no sudoeste. Para esse ano, a área plantada avançou 1,16% em relação à safra de 2021/2022, estima a Conab.

Fonte: AscomSeagr-BAi