NYK apresenta a primeira unidade de propulsão naval assistida pelo vento
Fonte: Port Technology (25 de julho de 2023)
A NYK Bulkship (Atlantic) NV (NBAtlantic), uma empresa do Grupo NYK, instalou uma unidade de propulsão naval assistida pelo vento em um graneleiro com a Cargill International SA (Suíça), uma subsidiária da Cargill, Incorporated (EUA).
Esta será a primeira vez que uma unidade deste tipo será instalada em uma embarcação do Grupo NYK.
A NBAtlantic equipará o graneleiro com a unidade de propulsão assistida pelo vento VentoFoil da Econowind BV, um fabricante holandês de velas de asas.
Prevê-se que esta unidade ajude na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) durante a navegação do navio.
Em conjunto com a Cargill International SA, a NBAtlantic coletará dados sobre a propulsão gerada por este equipamento, bem como as condições meteorológicas e marítimas ao longo da navegação, e analisará a eficácia da unidade.
O VentoFoil é uma asa vertical de 16 metros que fica em um contêiner flat rack de 20 pés de comprimento (cerca de 6 metros) sem lados.
Como uma asa de avião, o VentoFoil cria propulsão com a diferença de pressão em ambos os lados da asa.
A unidade absorve o vento através de sua porta de sucção e obtém maior propulsão ao amplificar a diferença de pressão.
De acordo com a NYK, o VentoFoil é menor do que equipamentos similares, mantendo-o mais afastado do manuseio de cargas. Também é fácil de instalar e realocar.
Essa iniciativa faz parte da meta de longo prazo da NYK de emissões líquidas zero de GEE até 2050 para os negócios oceânicos do Grupo NYK.
O NYK Group disse que utilizará o conhecimento adquirido nesta pesquisa e desenvolvimento para promover iniciativas relacionadas a várias tecnologias de economia de energia, incluindo o uso da energia eólica.
Mais recentemente, três empresas do Grupo NYK: NYK, Japan Marine Science Inc. e MTI Co., Ltd. — participaram do Projeto de Navio Totalmente Autônomo MEGURI 2040 administrado pela Nippon Foundation .