Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Os 10 principais portos da China 2022

Fonte: Port Technology (09 de fevereiro de 2023)

O ano civil de 2022 foi significativo para a indústria marítima, principalmente na China. A PTI assumiu, assim, a responsabilidade de fazer a contagem regressiva dos 10 principais portos chineses em 2022. Imagem: Port Technology

 

A PTI está revivendo sua série que destaca os maiores e mais eficazes portos de todo o mundo.

 

A indústria marítima da China teve um ano muito bem-sucedido e movimentado em 2022. A movimentação total de contêineres de todos os portos chineses foi de 295,9 milhões de TEU para 2022. Isso refletiu um aumento de 4,7% em relação à movimentação alcançada em 2021.

 

Os dados de manuseio de contêineres do ano passado nos deram uma imagem clara de quais portos liderarão o caminho em 2023.

 

10. Porto de Lianyungang

Perto da foz do rio Qiangwei, na região norte de Jiangsu, na China, Lianyungang movimentou 5.570.000 TEU em 2022, representando um crescimento de 10,7% em relação ao ano anterior.

 

Em julho de 2022, a Vostochnaya Stevedoring Company (VSC) lançou o serviço SITC Coreia do Sul – China – Vietnã e o Porto de Lianyungang é um dos portos incluídos na rotatividade de portos do serviço. Isso contribuiu fortemente para o aumento do tráfego do porto.

 

9. Porto de Rizhao

O Porto de Rizhao experimentou um sucesso significativo em 2022 com um aumento substancial em seus números de movimentação de carga. A movimentação de contêineres no porto de águas profundas, na costa da cidade de Rizhao, aumentou 12,1% em relação a 2021.

 

O Porto de Rizhao movimentou um total de 5.800.000 TEU em 2022.

 

O porto de Rizhao, localizado na província de Shandong, no leste da China, aumentou seus volumes de contêineres em mais de um quinto desde o início de 2022. O volume de trens de carga internacionais também disparou, aumentando 81,5% ano a ano . Isso acabou contribuindo para o aumento anual do volume de contêineres.

 

8. Porto de Beibuwan

O Porto de Beibuwan, também conhecido como Porto do Golfo de Beibu, é um porto marítimo na província de Guangxi, na China, de propriedade do Guangxi Beibu Gulf International Port Group.

 

O porto teve o maior crescimento ano a ano de qualquer porto desta lista em 2022, com uma movimentação total de 7.020.000 TEU.

 

Isso refletiu um enorme aumento de 16,8% em relação a 2021.

 

Beibuwan também obteve o maior aumento ano a ano neste ranking pelo segundo ano consecutivo.

 

7. Porto de Xiamen

O porto de Xiamen, situado ao longo do rio Jiulongjiang, no sul de Fujian, é um porto de águas profundas crucial para a economia chinesa.

 

O porto movimentou um total de 12.430.000 milhões de TEU no ano, um aumento de 3,2% em relação a 2021.

 

No ano passado, a COSCO SHIPPING introduziu um novo trem intermodal ferroviário marítimo Wuhan-Xiamen, com a viagem inaugural ocorrendo em 26 de junho. Isso contribuiu significativamente para o aumento do rendimento de Xiamen.

 

6. Porto de Tianjin

O Porto de Tianjin, o maior porto do norte da China, fornece a principal porta de entrada marítima para a capital da China.

 

O porto movimentou um total de 20.120.000 TEU em 2022, um aumento de 0,7% em relação ao ano anterior.

 

Tianjin é um dos principais portos da reforma ambiental e da descarbonização da indústria marítima.

 

O porto de Tianjin está agora entre as instalações tecnologicamente mais sofisticadas do mundo, graças ao Tianjin Port Group (TPG) e ao novo terminal inteligente totalmente construído pela Huawei no início deste ano .

 

5. Porto de Guangzhou

O porto de Guangzhou, que anteriormente ocupava o quarto lugar em nosso ranking dos portos mais movimentados da China, agora caiu para o quinto lugar.

 

Este porto da província de Guangdong movimentou 24.600.000 TEU em 2022, refletindo um aumento de 1,8% em relação a 2021, o segundo menor percentual de crescimento anual conjunto de todos os portos desta lista. A mudança nos casos de COVID-19 ao longo do ano pode ter tido um sério impacto no centro industrial de Guangzhou , causando assim um declínio no volume de remessas de importação e exportação após a imposição dos bloqueios do COVID-19.

 

4. Porto de Qingdao

O Porto de Qingdao subiu uma posição na lista do ano anterior para o quarto lugar, solidificando seu lugar entre os cinco principais portos da China.

 

Este importante porto no Mar Amarelo movimentou 25.670.000 TEU em 2022, representando um aumento de 8,3% em relação a 2021.

 

O porto de Qingdao é um dos portos de crescimento mais rápido da China.

 

Possui uma série de iniciativas tecnológicas de ponta voltadas para o fomento do comércio e da transparência comercial. Um cluster de tecnologia inteligente está sendo desenvolvido no Porto de Qingdao pela SITC International .

 

Além disso, o porto de Qingdao se tornou o primeiro porto inteligente 5G e movido a hidrogênio do mundo .

 

 

3. Porto de Shenzhen 

O porto de Shenzhen, que costumava ser o segundo porto mais movimentado do país, registrou um crescimento de 4,4% em relação a 2021, para movimentar 30.040.000 TEU.

 

Após um aumento nos casos de COVID-19 no início de 2022, a gigante marítima Maersk fechou temporariamente seu depósito em Shenzhen , enquanto as operações em Xangai e Qingdao ainda estavam funcionando.

 

Sem dúvida, isso contribuiu para que o porto perdesse sua posição como o segundo porto mais movimentado da China.

 

 

2. Porto de Ningbo-Zhoushan

Anteriormente em terceiro lugar em 2020, o Porto de Ningbo-Zhoushan continua sendo o segundo porto mais movimentado da China em 2022.

 

O porto da província de Zhejiang movimentou um total de 33.350.000 TEU em 2022, representando um aumento anual de 7,3%.

 

Todas as províncias orientais atualizaram seus esforços de prevenção e controle de epidemias como resultado da China ter experimentado seu maior aumento nos casos de COVID-19 ao longo de 2022 desde o início da pandemia .

 

Apesar do fechamento temporário de saídas de rodovias e áreas de serviço, o porto de Ningbo-Zhoushan continua operando de forma constante.

 

 

1. Porto de Xangai

O Porto de Xangai, que continua a definir o padrão para o setor marítimo da China, encabeça nossa lista de portos chineses mais uma vez.

 

O porto não apenas ultrapassou o Porto de Cingapura como o maior porto do mundo, mas agora possui um total de cinco zonas operacionais.

 

O Porto de Xangai, que também liderou o ranking da PTI em 2021 , movimentou impressionantes 47.300.000 TEU em 2022. Isso refletiu um aumento ano a ano de 0,6%.

 

Como o maior porto de contêineres do mundo, o Porto de Xangai iniciou as operações para um centro de transporte de contêineres vazios . Segundo fontes do governo, o novo centro, com capacidade para movimentar 3 milhões de TEU anualmente, aumentará a capacidade do porto para movimentação de cargas, fomentará o comércio nacional e internacional e consolidará a posição de Xangai como um hub para o transporte marítimo internacional.