SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Bank of America reduz previsão do PIB do Brasil em 2020 para abaixo de 2%

Bank of America reduz previsão do PIB do Brasil em 2020 para abaixo de 2%


Fonte: Uol economia (28 de fevereiro de 2020 )

BRASÍLIA (Reuters) – O Bank of America Merrill Lynch reduziu nesta quinta-feira sua perspectiva de crescimento econômico do Brasil em 2020 para 1,9%, o primeiro grande banco a ficar abaixo da linha de 2% que muitos observadores dizem ser altamente sensível ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e outras autoridades disseram repetidamente que as reformas econômicas de direita do governo e as baixas taxas de juros produzirão crescimento de mais de 2% com folha este ano, com Guedes confiante em 2,5%.

 

Mas vários indicadores econômicos ficaram mais fracos do que o esperado recentemente, e a mídia relatou que Bolsonaro está ficando cada vez mais frustrado com Guedes a medida que parece cada vez mais provável que o esperado crescimento de 2% deste ano está em risco.

 

Citando o impacto do surto de coronavírus, vários bancos reduziram previsões de 2020 para pouco mais de 2%. Economistas do Bank of América Merrill Lynch nesta quinta-feira deram um passo adiante e reduziram suas perspectivas pela segunda vez este mês, de 2,2% para 1,9%.

 

“O surto de coronavírus deve impactar negativamente as exportações. Dado o maior impacto esperado do vírus e os contínuos indicadores de atividade econômica sem sinal uniforme no Brasil, reduzimos nossa previsão em outros 30 pb (pontos base)”, afirmaram os economistas do banco, David Beker e Ana Madeira, em relatório publicada nesta quinta-feira.

 

Eles também reduziram previsão de inflação para 2020 de 3,2% para 3,2%, e a previsão do próximo ano para 3,7% de 3,6%, ambos se movendo ainda mais abaixo do que as metas de inflação do Banco Central de 4,0% para 2020 e 3,75% para 2021.

 

A previsão oficial de crescimento do governo para 2020 permanece em 2,4%, embora o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, tenha dito à Reuters, em uma entrevista este mês, que pode ser revisada. .

 

 

Alguns outros analistas do setor privado, como a empresa de pesquisa britânica Capital Economics, estão mais pessimistas, prevendo um crescimento de 1,5% este ano. A média da última pesquisa Focus com economistas, realizada pelo Banco Central, nesta semana caiu de 2,23% para 2,2%.


Mais lidas


  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais

No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais