SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí

Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí


Fonte: Porto de Itajaí (15 de janeiro de 2020 )

COMUNICADO IMPORTANTE: Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.

Informações sobre a Primeira Manobra Especial na nova Bacia de Evolução: Quinta-feira 16/01/2020.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes, e todos que estiverem trafegando pela região, sobre as atividades da primeira Manobra Especial com o navio “Valor” de 300 metros de comprimento por 48,3 metros de largura (boca), na nova Bacia de Evolução, e o devido fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.

 

A manobra especial acontecerá nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro de 2020, entre 11:00 horas e meio dia. O horário compreendido para esta ação ficou programado entre 10:00 e 15:00 horas (período de Preamar – maré alta), porém, a manobra está prevista para ocorrer entre 11 e meio dia. Em caso de mal tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favorecidas para essa atividade, toda a manobra será cancelada e uma nova data será informada ao público.

 

Para dar toda a segurança na primeira manobra, durante o teste, o canal de acesso ficará interditado e por um período, as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas. Após encerrado a manobra de teste, todas estas locais estarão aptos a retornarem com suas atividades.

 

O navio “Valor” pertence ao Armador Evergreen (bandeira de Malta). A embarcação estará vindo do Porto de Rio Grande (RS) e tem chegada prevista para atracar no berço 02 do terminal Portonave, nesta quarta-feira, 15, às 17 horas. No dia seguinte, 16, desatracará por volta de 11:20 e será rebocado de ré, até o local da nova bacia. Após esta etapa, fará o giro de 180º e seguira seu destino marítimo até o porto de Paranaguá (PR). Segundo informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, após sua desatracação até liberar o canal de acesso próximo ao Píer de passageiros, esta etapa da manobra deverá ocorrer entre 40 minutos e uma hora.

 

Estão previstas mais cinco manobras especiais com navios de até 306 metros na nova Bacia de Evolução. Assim como a primeira, todas as operações serão totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.

 

Em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de teste de manobra, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.

 

Inspetores da Guarda Portuária também estarão acompanhando os trabalhos de manobra e ficarão situados de fronte aos portões da empresa, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança durante o período.

 

A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.

 

Pedimos a colaboração da imprensa, através de seus veículos de comunicação local, regional e estadual, para divulgarem este serviço, cujo objetivo é garantir toda a segurança de navegação nesta primeira manobra teste.

 

Obs: Profissionais de imprensa que desejarem registrar entre 11 e meio dia o giro de manobra na nova Bacia de Evolução, podem se dirigir até o molhe da Marina Itajaí. O local já foi autorizado pela diretoria do empreendimento.


Mais lidas


  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais

No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais