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Os navios autônomos são uma ameaça à demanda dos marítimos?

Fonte: Mundo Marítimo (23 de setembro de 2019)

Espera-se que o impacto da automação e digitalização de navios seja limitado a médio prazo


A evolução dos navios autônomos terá importantes repercussões na demanda dos marítimos, nas necessidades de treinamento e nos custos com pessoal. A tripulação continua sendo o principal custo nas operações dos navios, o que representa quase metade das despesas típicas na operação dos navios. Em um relatório, Drewry questiona o que esse avanço tecnológico significa para a demanda dos marítimos e sobre as tendências que os armadores devem se preparar.
 
Segundo Drewry , a adoção do transporte marítimo autônomo pode não ser tão rápida quanto muitos observadores do setor esperam. Os motivos para isso incluem: benefícios econômicos pouco claros, altos custos de investimento, importância das mudanças exigidas no regime regulatório e taxas de adoção variáveis, dependendo do setor e da geografia.
 
No entanto, apesar disso, os armadores e operadores devem continuar a planejar as necessidades futuras da tripulação de embarcações semi-autônomas no médio prazo. Na publicação recente de Drewry, Manning Annual Review & Forecast 2019/20 , algumas das prováveis mudanças no mercado de trabalho dos marítimos são identificadas como resultado de uma maior automação.
 
Mudanças nas estruturas salariais
As funções dos marítimos com as habilidades e a experiência necessárias para operar em ambientes automatizados provavelmente exigirão pagamentos premium.
 
Como exemplo, um oficial de posicionamento dinâmico cobra entre 10% e 20% mais que os marítimos da mesma categoria. No caso de navios GNL, os períodos de serviço e as férias mensais são geralmente mais curtos do que no caso de outros navios mercantes de grande escala. Essa situação se desenvolveu como uma maneira de atrair e reter os marítimos com a experiência e as habilidades necessárias.
 
O efeito desses prêmios salariais e condições de emprego será um aumento nos custos unitários de pessoal, embora o impacto geral possa ser mitigado pela redução no número de pessoas a bordo.
 
Dependendo da rapidez com que sistemas automatizados são implantados, um atraso no fornecimento de marítimos pode levar a um aumento de custos. A inflação salarial será destacada se houver atrasos prolongados entre o crescimento da demanda por certos conjuntos de habilidades relacionadas à tecnologia e a oferta disponível de equipes adequadas. Portanto, os operadores de navios devem ter estratégias de treinamento para garantir a disponibilidade de mão de obra qualificada suficiente no futuro.
 
Gargalos
Por outro lado, gargalos nas escolas de treinamento podem aumentar a pressão sobre a oferta e os custos. Portanto, as empresas podem ter que considerar onde conseguirão um número suficiente de marinheiros com conhecimentos de informática, caso seja necessário conhecer sistemas digitais em larga escala, e não apenas através de algumas funções especializadas. Os cursos universitários devem ser projetados e aprovados para fornecer treinamento relevante.
 
O aumento de habilidades pode aumentar a proporção de funcionários de apoio. Como é provável que seja necessário aumentar o tempo de treinamento para manter as habilidades atualizadas com mais regularidade, isso terá um efeito na taxa de berço. Em uma análise relativamente conservadora, Drewry acredita que o aumento da automação pode levar a um aumento nas proporções de reservas globais de 2%. Isso refletiria o aumento do treinamento em terra e uma maior familiarização com os sistemas de navios quando ocorrerem mudanças na tripulação.
 
Redução de Watchdog
Uma das principais vantagens da automação seria a redução da necessidade de pessoal de vigilância. Se os sistemas digitais pudessem reduzir com segurança a necessidade de vigilantes humanos, as horas de descanso seriam menos significativas. O restante elemento humano a bordo poderia operar a embarcação com menos apoio, uma vez que o número de oficiais de convés é determinado em certa medida pela quantidade de descanso necessária entre os períodos de guarda.
 
É aqui que os atuais benefícios econômicos da automação são especialmente incertos, uma vez que os navios precisam ter suporte, pelo menos, de todos os sistemas, o que implicaria um enorme custo de capital para a maioria dos navios da frota comerciante.
 
No contexto de relatórios sobre os efeitos da digitalização e a suposta redução na demanda por mão-de-obra no mar, é provável que os jovens tenham menos probabilidade de considerar a profissão de marinheiro como uma carreira profissional. Portanto, parece prudente que os armadores e operadores tenham cuidado para manter os benefícios positivos das profissões marítimas para garantir que eles continuem a obter mão de obra pelo tempo que precisarem.