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Colômbia: Portos da região do Caribe mobilizaram mais de 37 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2019

Fonte: Mundo Marítimo (29 de agosto de 2019)

De acordo com a Superintendência de Transportes da Colômbia, durante o primeiro trimestre do ano, as áreas portuárias da região do Caribe registraram 37.783.486 toneladas em operações de comércio exterior, das quais 30.307.313 correspondem a exportações e 7.476.173 restantes a importações, valores que nos permitem vislumbram a clara vocação de exportação que esta área possui, segundo El Tiempo.
 
Os números do Departamento Administrativo Nacional de Estatística (Dane) da Colômbia destacam que 51,2% das exportações do país são mobilizados pelo Porto de Cartagena, uma plataforma logística com um portfólio de serviços que inclui serviços de porto marítimo, carga, logística e navios de cruzeiro.
 
Além disso, em 2018, este porto fechou com 2,7 milhões de contêineres mobilizados, a carga de maior volume que transporta.
 
“Somos um centro de conexões estratégicas para linhas de navegação, prestamos serviços que facilitam a co Mercio, tanto carga doméstica quanto trânsito internacional. Também prestamos serviços de carga em geral, veículos, perecíveis, cargas especiais e projetos”, afirmou o gerente, Alfonso Salas, do Grupo Porto de Cartagena.
 
Nesse sentido, o Porto de Cartagena inclui dois terminais: um no bairro Manga e outro em Mamonal, com capacidade para receber navios Neopanamax de até 14.000 TEUs e com tecnologia e infraestrutura que fornecem confiabilidade em suas operações.
 
 
Outro caso é o Porto de Santa Marta, um terminal eminentemente exportador de produtos agrícolas colombianos, como principalmente banana e óleo de palma, embora também haja remessas de groselha-do-cabo, flores, abacate (abacate) e limão, destinados à Europa Ocidental e ao Caribe. costa leste dos Estados Unidos, com cinco serviços semanais.
 
“Somos um porto multiuso que suporta sua competitividade no transporte de todos os tipos de carga. Operamos cargas líquidas, granéis sólidos, carvão, contêineres, veículos, entre outros. Temos uma grande variedade de serviços portuários ”, afirmou o presidente do Porto de Santa Marta, Domingo Chinea.
 
Portos de Barranquilla
Enquanto Barranquilla mobilizou 5,2 milhões de toneladas no final do ano passado, dos quais uma parte considerável correspondia a granel (milho, trigo e soja) e granel industrial (fertilizantes e clínquer). Precisamente, este porto é o clínquer mais importante, atingindo 900.000 toneladas. Da mesma forma, o aço e seus derivados são descarregados, bem como o cimento em ‘big bags’.
 
“Movemos cerca de 170.000 TDU de contêineres por ano em importação e exportação. Deve-se notar que no ano passado mobilizamos 1,3 toneladas de carvão de coque”, disse o presidente do porto de Barranquilla, René Puche.
 
A “localização estratégica da cidade (entre a esquina do Mar do Caribe e o rio Magdalena) nos torna um centro logístico por excelência e nos torna um porto bastante competitivo”, acrescentou.
 
De acordo com o executivo, 60% da carga importada para os terminais de Barranquilla, seja produto acabado ou matéria-prima, é utilizada na produção nas indústrias locais, enquanto nas exportações feitas pelo terminal, 50% da carga é produzida em Barranquilla.
 
Também na área portuária de Barranquilla, está localizada a Sociedade Portuária de Palermo, que mobiliza cerca de duas toneladas e meia por ano, como resultado da operação de granéis e granéis para uso industrial, além de coque metalúrgico. Da mesma forma, destaca-se a importação de materiais a granel para o setor de construção e produtos químicos, como clínquer, gesso, fosfatos e sulfatos.
 
“Em relação à carga geral, somos o porto número um do país em mobilização de aço e tubulações; além disso, mobilizamos certas quantidades de combustível, óleo e óleo de palma para exportação e importação. Temos uma porcentagem menor de carga que se move em contêineres, mas o forte de Palermo é a granel e a carga geral ”, afirmou o diretor comercial da Sociedade Portuária de Palermo, Raúl Pérez.