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Fips projeta crescimento de 17% no volume de carga para 2025

Fonte: Portal BE News (28 de março de 2025)

Imagem: SOPESP

Rafael Hipólito, CFO da Ferrovia Interna do Porto de Santos, compartilhou as expectativas e estratégias de crescimento durante o Santos Export

O CFO da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), Rafael Hipólito, a expectativa para 2025 é que sejam movimentados cerca de 54,9 milhões de toneladas em volumes de carga, o que representa um aumento de 17% em relação ao ano passado (47 milhões). As informações foram dadas durante o segundo dia do Fórum Regional Santos Export, realizado na quarta-feira (19), no litoral de São Paulo.

“Vamos fazer isso a partir de um planejamento antecipado. Em 2024, investimos cerca de R$ 190 milhões no Porto de Santos para melhorar a infraestrutura ferroviária. Para 2025, a tendência é dobrar esse valor”, afirmou. “Esses investimentos estão dentro do prazo e abrem essa capacidade para o crescimento futuro”.

Hipólito destacou os resultados obtidos durante um ano e meio de comando da Fips na gestão da ferrovia. “Começamos a mostrar que, com o sistema trabalhando em sinergia, gera-se um ganho para todos os terminais, que bateram recordes rapidamente. Chegamos a ter quase 103 vagões descarregados por hora no Porto de Santos”, pontuou.

Os números foram alcançados devido à melhoria no gargalo do sequenciamento dos trens. Conforme explicado pela autoridade, na infraestrutura portuária, não há uma área física ou ferroviária com tamanho suficiente para criar uma espécie de hub, similar ao que existe para os caminhões nos pátios de espera.

A partir de uma parceria com outras concessionárias de ferrovias, como a MRS e a Rumo, foi viabilizada a construção de pátios para que sejam realizados cruzamentos e revezamentos dos vagões.

“A MRS investiu bastante na ferradura para capacitar isso. A Rumo vem investindo na Malha Paulista também, para fazermos um trabalho mais eficiente”, contou.

Hipólito reforçou que o sucesso só foi atingido devido à integração intermodal, sendo possível chegar à melhora do deslocamento em mais de 50%. “A Fips e os terminais, em conjunto, têm o objetivo de fornecer a informação adequada para as ferrovias sobre qual o melhor sequenciamento de trens, garantindo que ocuparemos os slots nos terminais que estão com capacidade aberta”, declarou. “Esse número mostra que, quando trabalhamos de forma integrada, conseguimos melhorar”, finalizou.

Melhoria de gestão
Joel Contente, vice-presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), criticou a organização da gestão pública e sua relação com a melhoria da infraestrutura portuária.

Ele destacou a falta de continuidade e eficiência em projetos como o VTMIS (Sistema de Monitoramento de Tráfego Marítimo), que se arrasta desde 2008 e continua sem a implementação completa até 2025.

“Temos acesso à tecnologia, mas a gestão pública não acompanha esse ritmo. Precisamos de um choque de gestão para que essas boas iniciativas saiam do papel”, disse, ressaltando que, enquanto o setor privado avança, a demora em decisões governamentais impede o pleno aproveitamento das ferramentas disponíveis.

Contente reconheceu iniciativas do Executivo, como o Navegue Simples, lançado em 2024 para desburocratizar processos e aumentar a agilidade na viabilização de parcerias público-privadas, mas pontuou que ainda falta celeridade e legislações que tragam segurança jurídica para os futuros investimentos.

“Vemos que o papel do poder público é esse: criar políticas públicas, ser o indutor, para que o privado vá atrás. A gente está concorrendo um com o outro e vamos querer sempre trazer mais eficiência para o processo”.

Expectativas positivas
A secretária executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, frisou que “às vezes a percepção é de que demora um pouco”, mas afirmou que, inevitavelmente, o poder público e as instituições do governo levam o tempo necessário para a elaboração de projetos tão importantes para o desenvolvimento econômico. “As expectativas para o Porto de Santos são muito positivas”.

O painel “Como aumentar a eficiência das operações logísticas ligadas ao Porto de Santos” foi moderado por Núria Bianco, diretora de Inteligência de Mercado do Grupo Brasil Export.

O Santos Export é uma edição regional do Brasil Export, principal fórum de discussões do setor logístico e de infraestrutura do país. A programação foi transmitida pela TV BE News, disponível nos canais 82 da Sky, 58 da parabólica e 19 para a Grande Campinas em sinal aberto. Os conteúdos também podem ser acessados pelo canal @tv_benews no YouTube e pelo site www.tvbenews.com.br.