SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Autoridade Portuária de Santos, SP, é premiada pelo Ministério da Economia

Autoridade Portuária de Santos, SP, é premiada pelo Ministério da Economia


Fonte: Porto de Santos (12 de agosto de 2019 )

Em linha com a política de fortalecimento de governança e compromisso com as melhores práticas de mercado, a Autoridade Portuária de Santos recebeu nesta sexta-feira (9), em Brasília, o prêmio de Nível 1 do Indicador de Governança (“IG-Sest”), no 4º Ciclo da Certificação IG-Sest. O indicador é elaborado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia, onde ocorreu a premiação, e avalia o cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei das Estatais (nº 13.303/16).

 

A cada seis meses, a Sest mede os avanços nas estatais federais utilizando o indicador como instrumento de controle – a partir de agora, a periodicidade será anual, conforme anunciado pelo órgão nesta sexta-feira. A metodologia para aferição engloba as seguintes dimensões: gestão, controle e auditoria; transparência das informações; e conselhos, comitês e diretoria.

 

Neste 4º Ciclo, referente ao período janeiro-junho de 2019, a nota da Autoridade Portuária foi 8,53, a maior que a Companhia já obteve. A pontuação máxima é 10. Na avaliação anterior, o desempenho da Autoridade Portuária a colocou no Nível 2 (abaixo do Nível 1), com nota 7,1.

 

A premiação insere a Autoridade Portuária na mesma categoria de empresas que estão na vanguarda da governança corporativa no Brasil, como Petrobras, Eletrobras e Banco do Brasil.

 

“A Autoridade Portuária de Santos reitera, por meio do recebimento desta premiação, o seu compromisso com o desenvolvimento de uma cultura empresarial pautada nas melhores práticas de governança e integridade, e avança mais um degrau importante na estruturação da companhia para a abertura de seu capital”, afirmou o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho.

 

Superintendente de Governança, Riscos e Compliance da Autoridade Portuária de Santos, Verena Sturaro é responsável por conduzir esse processo na Companhia. A executiva destacou que o prêmio ratifica o cumprimento de mais uma etapa dentro do objetivo de aperfeiçoamento da gestão da Autoridade Portuária e reflete a promoção de importantes mudanças internas estruturantes, realizadas pela administração no primeiro semestre.

 

“O nosso desafio se renova para os próximos ciclos. Traçaremos metas ainda mais audaciosas, como atingir a pontuação máxima do indicador, dentre outras certificações nas áreas de governança corporativa e gestão, em consonância com o nosso objetivo de conquistar resultados grandiosos para Autoridade Portuária e sermos não só o maior, mas o melhor porto da América Latina”, disse Sturaro.

 

Sobre a Autoridade Portuária de Santos

A Autoridade Portuária de Santos (Codesp) é uma empresa pública vinculada à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) do Ministério da Infraestrutura (MINFRA). É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passa quase um terço das trocas comerciais brasileiras. Com 7,8 milhões de metros quadrados, o porto está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 55 terminais marí­timos e retroportuários, situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Santos e Guarujá (esquerda).


Mais lidas


No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais