SOBRE

Home   /   SOBRE

O SOPESP

Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo.

Recentemente, o SOPESP tem promovido mudanças importantes em sua estrutura para oferecer soluções cada vez melhores aos seus associados. Para traduzir essa postura de aprimoramento contínuo, reformulamos também nossa logomarca, procurando transmitir em sua comunicação os princípios que norteiam a atuação do Sindicato, como força, energia e renovação.

Com estes conceitos aplicados no dia a dia, o Sindicato suporta o desenvolvimento das operações portuárias do Estado de São Paulo e, por intermédio de sua atuação, ativa as empresas, que assim podem operar em melhores condições, beneficiando a atividade econômica brasileira como um todo.

O SINDICATO

O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo, com sede na cidade de Santos-SP, atua representando os interesses dos Operadores Portuários e apoiando as entidades do setor com estudos técnicos e financeiros, além de negociações trabalhistas e representação institucional dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo.

Atribuições do SOPESP:

  • Representar, perante autoridades administrativas e judiciárias, os interesses das associadas relativamente à categoria econômica dos Operadores Portuários;
  • Promover negociações coletivas de trabalho, celebrando, inclusive, contratos e convenções coletivas de trabalho;
  • Defender os direitos e interesses da categoria econômica dos Operadores Portuários, nas questões judiciais e/ou administrativas;
  • Colaborar com o Estado, como Órgão Técnico e Consultivo, no estudo e soluções dos problemas que se relacionam com a sua categoria;
  • Impor contribuições a todos aqueles que participam da categoria econômica representada, nos termos da legislação vigente e do presente Estatuto;
  • Eleger ou designar os representantes dos Operadores Portuários nos órgãos oficiais ou entidades privadas.

 

Deveres do SOPESP:

  • Colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social;
  • Promover a conciliação dos dissídios de trabalho;
  • Coordenar os Operadores Portuários para a constituição – em cada porto organizado, localizado em sua base territorial – de um Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário (OGMO) com as finalidades, competências e estruturas, administrativas e operacionais, estabelecidas no Capítulo IV da Lei 8.630/93, inclusive elaborando o projeto de seus estatutos sociais, dentro dos princípios definidos no Artigo 25 da mencionada Lei;
  • Contribuir, de maneira efetiva, para que os órgãos gestores de mão de obra constituídos na sua base territorial desenvolvam suas funções com eficiência;
  • Manter serviços de assistência técnica e jurídica, bem como judiciária, para orientação e proteção da categoria econômica representada.

OPERADOR PORTUÁRIO

É toda pessoa jurídica pré-qualificada para exercer as atividades de movimentação e armazenagem de mercadorias dentro da área do porto organizado. As atividades dos Operadores Portuários envolvem movimentação de:

GRANEL SÓLIDO

GRANEL LÍQUIDO

CONTÊINERES

VEÍCULOS

Pessoas

Projetos

Carga geral

CONCEITO INSTITUCIONAL

Representar e defender os interesses dos Operadores Portuários do estado de São Paulo ante entidades públicas, privadas e entidades sindicais.

Fornecer produtos e prestar serviços aos associados, proporcionando ferramentas que os levem a alcançar resultados de excelência com sustentabilidade e crescimento.

 

MISSÃO

Defender e representar os operadores portuários na promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento e competitividade das atividades portuárias no estado de São Paulo.

 

VISÃO

Ser reconhecido como o interlocutor legítimo dos assuntos relativos ao setor.

 

HISTÓRICO

O SOPESP foi fundado em 1994, após a publicação da Lei 8.630 de 25 de fevereiro de 1993 – Lei da Modernização dos Portos – quando um grupo de empresas, que se congregavam na Associação dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo – AOPESP, decidiu formar um Sindicato, criando assim o SOPESP.

 

ESTATUTO

É o documento que define desde a fundação em 1994 os objetivos, o funcionamento e a estrutura do Sindicato.

Download