ACONTECE SOPESP

Home   /   Project   /   USP apresenta estudo sobre Navegação no canal do Porto

USP apresenta estudo sobre Navegação no canal do Porto

Uma nova fase do Estudo e Pesquisa de Obras para a Otimização Morfológica, Náutica e Logística do Canal de Acesso do Porto de Santos foi apresentado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), no dia 10 de maio, a representantes do setor. O estudo foi elaborado pela Universidade de São Paulo (USP), nos laboratórios do Centro de Gestão em Estudos Navais e do Tanque de Provas Numérico.

 

Entre os presentes estava o presidente da CODESP, Alex Oliva, associações e entidades do segmento portuário e o capitão dos Portos, capitão de mar e guerra Daniel Américo Rosa, entre outros. O SOPESP foi representado por seu Presidente, João Almeida,  pelo Diretor-executivo, José dos Santos Martins, e pelo Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

 

O trabalho teve como foco a manobra de navios porta-contêineres de comprimento de 366 metros e 52 metros de boca e interação hidrodinâmica, além da avaliação de cenários econômicos, considerando-se projeção de demandas de cargas e da frota a atender, analisada sob o aspecto de custo-benefício, informou a CODESP, além de outros estudos referentes a essa situação.