ACONTECE SOPESP

Home   /   Project   /   SOPESP comemora 25 anos de atividades, em grande estilo

SOPESP comemora 25 anos de atividades, em grande estilo

Foto: SOPESP

Em solenidade realizada no dia 5 de dezembro, o SOPESP reuniu a diretoria, ex-dirigentes, autoridades, representantes de entidades parceiras e colaboradores para um coquetel nos salões do Hotel Sheraton, em Santos, sob o comando do presidente Régis Gilberto Prunzel.

 

O evento contou com a presença do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia, do presidente da Santos Port Authority (Codesp), Casemiro Tércio, entre outras autoridades e convidados.

 

Povia e Tércio agradeceram o convite para participarem da solenidade e enalteceram a atuação do SOPESP ao longo dos 25 anos de atividades, como importante parceiro na resolução de questões que levam ao aprimoramento de ações em benefício do setor portuário.

 

O presidente Régis Prunzel destacou: “Os 25 anos do SOPESP chegam em um momento de extrema importância para o setor, em sua ampla abrangência, tanto pelas mudanças que vêm sendo implantadas no âmbito nacional, em que a nossa entidade está sempre presente, quanto por sua atuação nos portos de Santos e de São Sebastião, onde também se implantam medidas históricas visando o desenvolvimento do País”. Ao final de sua fala ele agradeceu a presença de todos.

 

O SOPESP foi criado a 22 de dezembro de 1993 e sua primeira diretoria tomou posse a 4 de janeiro de 1994.

 

Com as alterações na legislação portuária em 1993, por força da Lei 8.630/93, os Operadores Portuários decidiram fundar sua entidade representativa que pudesse travar amplo diálogo direto com os trabalhadores portuários, as categorias empresariais correlatas e os órgãos do Governo e outros, diretamente envolvidos no projeto de modernização dos portos brasileiros.

 

Em sua trajetória, o SOPESP sempre teve papel de destaque em debates e encontros que se relacionam com a sua atividade e tem participado ativamente de todas as reuniões com autoridades e sindicatos do setor, também fora de Santos, como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros locais.

 

Como entidade fortalecida e com o apoio dos operadores portuários, o SOPESP sempre teve forte atuação junto à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, atual Santos Port Authority) na discussão de temas como as dragagens do canal de navegação, de acesso aos berços e aos berços de atracação; tarifas portuárias, acessibilidade rodoferroviária do porto; avenidas perimetrais das margens esquerda e direita; definição de túnel ou ponte ligando as margens do porto; entre outros temas.

 

O SOPESP tem oito câmaras setoriais em funcionamento, a saber: Contêineres em Terminais Portuários Especializados; Contêiner em Cais Público; Granel Sólido em Terminais Portuários Especializados; Granel Sólido em Cais Público; Açúcar Ensacado em Terminais Portuários Especializados; Açúcar Ensacado em Cais Público; Ro-Ro e Carga Geral em Terminais Portuários Especializados; e Papel e Celulose em Cais Público.

 

Relação dos Presidentes do SOPESP:

 

Confira mais sobre o evento: