ACONTECE SOPESP

Home   /   Project   /   Solenidade em comemoração aos 15 anos da ANTAQ

Solenidade em comemoração aos 15 anos da ANTAQ

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) comemorou 15 anos de atuação, durante cerimônia realizada no dia 14 de março no auditório de sua sede, em Brasília. O Sopesp esteve representado no ato por seu Diretor-executivo, José dos Santos Martins.

Também participou da solenidade o presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), Sérgio Paulo Perrucci de Aquino, diretores, servidores, colaboradores e ex-diretores da Agência, parlamentares, dirigentes de terminais portuários de Santos e de outros portos, empresários e autoridades portuárias, representantes de universidades e de associações do setor e trabalhadores portuários. A Antaq foi criada pela Lei 10.233/2001 e foi instalada no dia 18 de fevereiro de 2002.

Em seu discurso, o Diretor-geral da Antaq, Adalberto Tokarski, afirmou que a Agência tem motivos de sobra para comemorar a data, afirmando que atualmente a Agência “se revela uma instituição moderna, dinâmica, transparente, aberta ao diálogo e detentora de um capital técnico de valor inestimável”.

Ele informou sobre dados de ações da Antaq desde a implantação do novo marco regulatório e que a aprovação de estudos de viabilidade técnica permitiram investimentos de R$ 15 bilhões em arrendamentos. No mesmo período, as outorgas de terminais de uso privado cresceram de 122 terminais para 191 terminais, totalizando mais R$ 20 bilhões em investimentos. Outros dirigentes também falaram sobre suas áreas de atuação.