ACONTECE SOPESP

Home   /   Project   /   Ministro Quintella assina termo para capacitação e treinamento portuário

Ministro Quintella assina termo para capacitação e treinamento portuário

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, assinou um Termo de Cooperação entre o Ministério, o Porto de Antuérpia e a APEC (considerada a melhor instituição de treinamento portuário do mundo), visando a capacitação e treinamentos no setor portuário. O instrumento foi assinado no dia 13 de março, durante a Feira Intermodal, juntamente com a Federação Nacional dos Operadores Portuários (FENOP).

 

A FENOP manteve várias reuniões preparatórias até a finalização do instrumento, também assinado pelas demais entidades empresariais: ABTP, ABRATEC e ATP, bem como pelas federações laborais portuárias: FNE – FNP e FENCCOVIB.

 

Tal instrumento trará ao Brasil técnicos da APEC para treinar multiplicadores, bem como permitirá a transferência de tecnologia acadêmica e curricular para os treinamentos do setor portuário.

 

A FENOP sempre atuou para encontrar soluções para o grave problema da falta de treinamentos no sistema portuário, inclusive quanto às dificuldades para se obter recursos que são pagos pelas empresas e não são disponibilizados.

 

A indisponibilidade dos recursos financeiros, pagos pelas empresas, para programas de treinamentos e a necessidade de evoluir nas grades de cursos, foram temas centrais no Fórum Permanente de Qualificação do Trabalho Portuário, onde a FENOP tem vaga efetiva.

 

Nesse fórum ficou aprovada a implantação do “Sistema S Portuário”, denominado SENAP, que posteriormente foi agregado com o SESP, instituições estas que já foram formalmente propostas ao Governo e encontram-se em análise.

 

A FENOP considera que a assinatura foi um passo importante para se atingir os objetivos e parabeniza mais esta iniciativa do ministro Maurício Quintella, bem como congratula-se com todas as entidades do setor portuário, que firmaram o instrumento, que, com a implantação do “’Sistema S Portuário”” (SENAP e SESP) irá trazer grandes melhorias na qualificação dos trabalhadores do setor portuário, gerando condições socialmente mais justas de competitividade para os mesmos frente às novas demandas do setor.