ACONTECE SOPESP

Home   /   Project   /   Dragagem é tema de coletiva de imprensa

Dragagem é tema de coletiva de imprensa

Em reunião inédita na sede do SOPESP, representantes de nove entidades ligadas ao setor portuário anunciaram a proposta de formação de uma empresa privada para gerir os serviços de dragagem do Porto de Santos. O anúncio foi feito durante coletiva à imprensa no dia 21 de julho.

Nomeado como porta-voz das entidades, o presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (FENOP), Sérgio Aquino, explicou em detalhes o projeto da nova empresa. Outros representantes das entidades também manifestaram-se a respeito da atual situação do calado operacional do Porto, especialmente do trecho 1 (da entrada do canal) e de sua insatisfação em relação aos serviços de dragagem prestados atualmente, que rebaixaram a metragem da profundidade do canal, o que impediu a saída de navios já carregados em terminais do Porto.

Estiveram presentes, como representantes da comunidade portuária, as seguintes entidades: ABRATEC – Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público –  Antonio Passaro – Conselheiro; ABTP – Associação Brasileira de Terminais Portuários –  Eliezer da Costa Giroux – Diretor (e membro do Conselho Fiscal do SOPESP); ABTRA – Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados –  Martin Aron – Vice-Presidente do Conselho de Administração; ACS – Associação Comercial de Santos – Marcio Calves – Diretor Executivo; ATP – Associação de Terminais Portuários Privados – João Maria Menano – associado, no ato representando o Presidente, Alm. Murillo Barbosa; CENTRONAVE – Centro Nacional de Navegação Transatlântica – Claudio Loureiro –Presidente; FENOP – Federação Nacional dos Operadores Portuários – Sérgio Aquino – Presidente; SINDAMAR – Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo – Marcelo Neri – Presidente; e SOPESP – Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo – João Batista de Almeida Neto – 1º Vice-presidente.

Pelo SOPESP estiveram presentes também o Diretor-executivo José dos Santos Martins e o Gerente-executivo Thiago Benito Robles.