ACONTECE SOPESP

Home   /   Project   /   Comércio Mundial é tema de seminário da ABTRA

Comércio Mundial é tema de seminário da ABTRA

A Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA) realizou no dia 9 de maio o seminário “Acordo de Facilitação do Comércio Mundial – cooperação entre os órgãos anuentes e reflexos ao fluxo logístico do comércio exterior nos portos brasileiros”. No dia 10 foi abordado o tema “Instrução normativa MAPA 39”. Os eventos ocorreram no auditório do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos.

 

O objetivo do seminário foi de mapear os desafios e as oportunidades desse compromisso firmado na Organização Mundial do Comércio e os seus reflexos em relação à comunidade portuária e demais agentes envolvidos com a cadeia logística de distribuição de bens no Brasil.

 

Estiveram presentes executivos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), da Coordenação Geral de Administração Aduaneira (Coana), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), entre outras entidades ligadas ao tema do evento.

 

No seminário sobre o MAPA 39, a Coordenação Nacional do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) fez o detalhamento da normativa e esclarecimento de dúvidas

 

O SOPESP foi representado por seu Diretor-executivo José dos Santos Martins.

Fotos: SDAS