ACONTECE SOPESP

Home   /   Project   /   1ª Reunião/2017 da Comissão de Estudo Especial de Planejamento Portuário (ABNT/CEE-194)

1ª Reunião/2017 da Comissão de Estudo Especial de Planejamento Portuário (ABNT/CEE-194)

Para debater a norma ABNT NBR 13246, de 2017, que revisa a norma anterior, de 1995 a Comissão de Estudo especial de Planejamento Portuário reuniu-se dia 17 de outubro na sede da Associação Nacional de Normas Técnicas (ABNT), no Rio de Janeiro. O encontro teve a participação de Cláudio Guerreiro, Gerente do Processo de Normalização da ABNT.

Segundo a entidade, essa norma estabelece os critérios a serem observados para projetos conceituais e projetos detalhados de dimensionamento geométrico de canal de acesso, bacia de evolução, fundeadouros e demais instalações para navios, no que diz respeito aos aspectos náuticos para um planejamento portuário. Alternativamente, esta Norma possibilita a avaliação da compatibilidade de um canal existente com uma proposta de mudança no tipo de navio ou de operação do acesso.

Foram debatidos vários aspectos da normatização e definidos pontos considerados mais importantes que deverão ser novamente levados à discussão, em encontro no dia 22 de novembro na sede da entidade.

O SOPESP é membro da comissão de estudos e vai colaborar para o aprimoramento da norma. Representando a entidade, o Gerente-executivo do SOPESP, Thiago Benito Robles participou do encontro.