NOTÍCIAS

Home   /   Project

A Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Fenamar) deu posso ao novo presidente, Marcelo Chaves Neri dos Santos, durante evento realizado na Capitania dos Portos de São Paulo, no Cais da Marinha, no Porto de Santos, no dia 30 de agosto.

 

O então presidente, Waldemar Rocha Júnior, deu posse ao novo titular e aos demais membros da diretoria da entidade. A abertura do evento contou com a participação do capitão dos Portos, capitão de mar e guerra Daniel Américo Rosa Menezes, que convidou a todos a participarem do ato cívico do arreamento da Bandeira Nacional, ao pôr do sol.

 

O SOPESP esteve representado no ato pelo Diretor-executivo José dos Santos Martins.

 

Foto: UNA Eventos

 

O engenheiro Gregoire F. Gauthier, especialista em transportes do The World Bank (Banco Mundial), vai participar da mesa-redonda “Os novos modelos portuários”, durante a 17ª. Edição do Santos Export – Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário, que se realizará nos dias 8 e 9 de outubro, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília.

 

Os membros do Comitê Orientador do evento estiveram em reunião com ele, em Brasília, no dia 23 de agosto. Entre eles estava o representante do SOPESP, o Gerente-executivo Ricardo Molitzas. Os demais eram a coordenadora de Comunicação e Relações Institucionais da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Claudia Borges; o diretor-presidente da Una Marketing de Eventos, realizadora do Fórum Nacional, Fabrício Julião, e o diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Angelino Caputo e Oliveira.

 

Gauthier debaterá no painel que acontece no dia 9 e que terá apresentação do presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sérgio Aquino. Também participarão dessa mesa-redonda o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni e Silva; o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio Carvalho; o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Júlio Castiglioni. A moderação estará a cargo do coordenador do Comitê Orientador do Santos Export, José Roberto Sampaio Campos e do jornalista e diretor do Estúdio Folha, Vaguinaldo Marinheiro.

A Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP) realizou nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, dois eventos dentro da programação dos 25 anos da entidade.

 

O VI Encontro Nacional de Operações Portuárias (ENAPORT) foi realizado no dia 20, no Allia Gran Hotel Brasília.

 

Ainda no dia 20 houve a cerimônia de comemoração dos 25 anos da FENOP, com evento seguido de coquetel no Clube Naval de Brasília.

 

O IX Congresso Nacional de Órgãos Gestores de Mão de Obra (CONOGMO) aconteceu no dia 21, no Allia Gran Hotel Brasília.

 

O SOPESP compareceu aos eventos, representado pelo vice-presidente Joaquim Sepúlveda (representando o presidente João Almeida), o Diretor-executivo José dos Santos Martins, o Gerente-executivo Ricardo Molitzas e a assessora Jurídica Gislaine Heredia.

 

Fotos: FENOP

O secretário Estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto recebeu representantes do SOPESP no dia 12 de agosto, em São Paulo, para tratar de detalhes a respeito do projeto de ponte entre as margens do canal de navegação do Porto de Santos.

 

Ele foi recebido pelo Diretor-executivo José dos Santos Martins e pelo diretor Márcio Guiot.

 

Na pauta, as obras da entrada da Cidade de Santos a cargo do Governo Federal, ao lado de projetos já em realização pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, e também o projeto da Ecovias da ponte entre a Via Anchieta e a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que exige melhor atenção em função das atividades portuárias que poderão ser atingidas pela obra prevista. O objetivo foi de atender as necessidades do Porto de Santos e a comunidade da região.

Para debater qual a melhor opção para a ligação seca entre Santos e Guarujá, o Sistema Santa Cecília de Comunicação promoveu no dia 12 de agosto o 1º Fórum de Debates Porto & Negócios – “O Porto e a Ligação Seca entre Santos e Guarujá”.

 

O evento, realizado no Teatro Coliseu contou com a presença do secretário nacional dos Portos e Transportes Aquaviários substituto, Fábio Lavor Teixeira e do presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio Carvalho, entre outras autoridades.

 

O SOPESP esteve presente, representado pelo Diretor-executivo José dos Santos Martins.

 

Confira o evento completo:

Em ato realizado em sua sede, no dia 6 de agosto, o SOPESP promoveu a inauguração da Galeria dos Presidentes, no hall de entrada da entidade, sob o comando do presidente João Almeida.

 

Dos nove homenageados com suas fotografias, sete estiveram presentes. O primeiro presidente Luiz Buttignon e o presidente João Almeida descerraram a cobertura dos retratos, com o acompanhamento de diretores, do Diretor-executivo José dos Santos Martins e do Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

 

Abaixo Relação dos Presidentes do SOPESP.

 

Presidentes Período
Luiz Roberto Buttignon 1994/1996
Antonio Carlos Rodrigues Branco 1997/2002
Carlos Eduardo Bueno Magano 2003/2005
Mauro Santos Salgado 2006/2007
Italino Staníscia Filho 2007/2011
Washington Flores Júnior 2012
Querginaldo Alves de Camargo 2012/2014
Roberto Teller 2015/2017
João Batista de Almeida Neto 2017/ 2020

 

Confira as fotos do evento:

Fotos: Roberto Konda

Foto: Irandy Ribas/AT

Uma audiência pública foi convocada no dia 16 de julho para debater os principais aspectos da interligação entre margens – ponte e sistema viário entre a Via Anchieta (SP-150) e Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055). Os debates se realizaram em torno do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA/RIMA) do projeto.

 

O evento foi coordenado pela Concessionária Ecovias dos Imigrantes, responsável pelo projeto, a convite do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

 

A audiência foi realizada no Teatro Guarany, em Santos. O SOPESP foi representado pelo presidente João Almeida e pelo Diretor-executivo José dos Santos Martins.

Foto: UNA Eventos

 

Em reuniões ocorridas em Brasília, os membros do Comitê Orientador da 17ª. Edição do Santos Export –Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário estiveram com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro. As duas autoridades confirmaram participação no evento, que será realizado nos dias 8 e 9 de outubro no Royal Tulip Alvorada, em Brasília.

 

O representante do SOPESP no Comitê, Gerente-executivo Ricardo Molitzas, participou dos dois encontros.

 

O ministro fará a abertura do evento, no dia 8. O ministro do TCU aceitou participar como debatedor no painel “Regulação na Logística de Comércio Exterior”, também programado para o dia 8 de outubro.

 

 

A Frente Parlamentar Mista dos Portos Nacionais foi lançada em Brasília no dia 4 de julho, em ato realizado no salão principal do restaurante do 10º andar da Câmara dos Deputados.

 

A convite do deputado federal Junior Bozzela (PSL-SP), coordenador da Frente, o SOPESP foi representado pelo presidente João Almeida e pelo Diretor-executivo José dos Santos Martins.

 

A iniciativa visa o fortalecimento do setor por meio de um modelo eficaz de gestão para o sistema portuário brasileiro. A Frente é uma associação de parlamentares de vários partidos para debater um assunto determinado. Para ser criada, é preciso a adesão de pelo menos 1/3 de membros do Poder Legislativo.

 

O SOPESP participou do seminário Porto & Mar, promovido pelo Grupo Tribuna e que foi realizado nos dias 24 e 25 de junho no Hotel Sheraton, em Santos.

 

O evento reuniu autoridades e especialistas para debater assuntos relativos ao setor portuário. No dia 24 ocorreu a solenidade de abertura oficial do evento. No dia 25 foram apresentados os painéis “Modelo de gestão: a nova autoridade portuária”, “Inovação tecnológica no Porto e novas cadeias de negócios”, “Modelo d e gestão: a concessão dos acessos ao Porto de Santos” e “O acordo de facilitação do comércio e os impactos nos portos”.

 

O SOPESP esteve representado por seu Presidente, João Almeida, pelo Diretor-executivo José dos Santos Martins, pelo Gerente-executivo Ricardo Molitzas e pelo encarregado financeiro Flávio Lessa.