NOTÍCIAS

Home   /   Project

Em cerimônia presidida pelo comandante do 8º Distrito Naval de São Paulo, vice-almirante Sérgio Fernando do Amaral Chagas, foi realizada no dia 31 de janeiro a troca de comando da Capitania dos Portos de São Paulo, no cais da Marinha, no Porto de Santos.

 

O capitão de mar e guerra Marcelo de Oliveira Sá assumiu o posto, em substituição ao capitão de mar e guerra Daniel Américo Rosa Menezes.

 

O ato contou com a presença de autoridades civis e militares e de representantes da comunidade portuária.

 

O SOPESP participou do evento, representado pelo Diretor-executivo, José dos Santos Martins e pelo Gerente-executivo, Ricardo Molitzas.

Secretário Diogo Piloni, Bayard Umbuzeiro Filho, Ministro Tarcísio Freitas, Presidente do SOPESP Régis Prunzel, Leonardo Ribeiro, Presidente SPA Casemiro Tércio Carvalho – Foto: Alberto Ruy / MINFRA

 

A empresa Hidrovias do Brasil S.A., vencedora da concessão do Terminal STS20, no Porto de Santos, assumiu a instalação após assinatura do contrato em ato que contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, dia 29 de janeiro, no auditório da Santos Port Authority.

 

O contrato tem prazo de 25 anos e a empresa pretende investir R$ 219,5 milhões em instalações e equipamentos para o terminal, localizado próximo ao Terminal de Passageiros do porto. A intenção da empresa é iniciar as operações no segundo semestre deste ano.

 

O SOPESP participou do evento, representado por seu Presidente, Régis Prunzel.

Diretoria do SOPESP – Foto: SOPESP

 

Em café da manhã realizado no dia 14 de janeiro em sua sede, o SOPESP recepcionou o novo comandante do 8º Distrito Naval de São Paulo, vice-almirante Sérgio Fernando do Amaral Chagas. Ele esteve acompanhado do então capitão dos Portos de São Paulo, capitão de mar e guerra Daniel Américo Rosa Menezes.

 

A recepção contou com a presença do Presidente Régis Prunzel, do 2º Vice-presidente Márcio Guiot, e com os membros do Conselho Diretor, Roberto Teller (Santos Brasil), Leonardo Ribeiro (Adm do Brasil), Leandro Camporez (Copersucar), Douglas Odoni (Terminal 12 A) e Celso Luiz (representando a Rodrimar). Participaram ainda, pelo SOPESP, o Diretor-executivo, José dos Santos Martins e o encarregado financeiro, Flávio Lessa.

 

Durante o encontro os visitantes assistiram ao vídeo institucional do SOPESP, mostrando sua atuação no setor portuário.

Uma comemoração tripla foi realizada no dia 13 de dezembro nas dependências do Iate Clube de Santos – o 188º aniversário da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o 44º aniversário do Comando de Policiamento do Interior – Seis e o 123º aniversário do Sexto Batalhão de Polícia Militar do Interior.

 

O evento, que contou com jantar dançante foi presidido pelo comandante do Sexto Batalhão de Polícia Militar do Interior, major Cesar Augusto Sampaio Terra e pelo presidente da Associação dos Amigos do Sexto Batalhão, Anibal Martinez.

 

A homenagem contou com a presença de autoridades civis e militares e do então capitão dos Portos de São Paulo, capitão de mar e guerra Daniel Américo Rosa Menezes. O SOPESP esteve presente ao ato, representado por seu Presidente, Régis Prunzel e pelo Gerente-executivo, Ricardo Molitzas.

Sob o comando do capitão dos Portos, capitão de mar e guerra Daniel Américo Rosa Menezes a Capitania dos Portos comemorou o Dia do Marinheiro, em ato cívico-militar realizado no dia 12 de dezembro em sua sede, no Cais da Marinha, no Porto de Santos.

 

O evento homenageia o almirante Joaquim Marques Lisboa – Marquês de Tamandaré, o patrono da Marinha do Brasil. A data comemorativa do Dia do Marinheiro a 13 de dezembro foi instituída pelo Ministério da Marinha em 1925 e desde então é realizada anualmente.

 

O SOPESP compareceu ao evento, representado pelo Diretor-executivo José dos Santos Martins.

 

Foto: Divulgação/SPA

Para falar sobre a importância do Porto de Santos ser o pioneiro no projeto Port Community Systems (PSC), a Associação Beneficente dos Despachantes Aduaneiros convidou a chefe de gabinete da presidência da Santos Port Authority, em evento realizado no dia 10 de dezembro.

 

O projeto tem por objetivo reduzir o tempo e o custo das exportações e importações nos portos brasileiros, com a inclusão de maior número de pequenas e médias empresas. O PSC tem apoio do Prospetiry Fund, um fundo de cooperação do governo britânico que realiza assistência a diversos países.

 

O SOPESP compareceu ao evento, representado pelo Diretor-executivo José dos Santos Martins e pelo Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

O lançamento do Fórum Sudeste Export – que faz parte do Fórum Brasil Export – ocorreu no dia 9 de dezembro a bordo do navio de cruzeiros MSC Seaview, no Porto de Santos.

 

O Diretor-presidente da Uma Marketing de Eventos, idealizadora e promotora do Fórum, Fabrício Julião, revelou que o Sudeste acontecerá nos dias 18 e 19 de maio, em São Paulo.

 

O encontro a bordo reuniu os representantes dos comitês organizadores das cinco edições do Brasil Export.

 

O SOPESP compareceu ao evento, representado pelo Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

 

Foto: Carlos Nogueira

Em encontro realizado no dia 6 de dezembro no Iate Clube de Santos, a Capitania dos Portos de São Paulo e a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) comemoraram, durante jantar, o Dia do Marinheiro e os 47 anos de atividades da Soamar.

 

O evento foi comandado pelo capitão dos Portos, capitão de mar e guerra Daniel Américo Rosa Menezes e pelo presidente da Soamar, Eugênio Carlos Pierotti.

 

O SOPESP compareceu ao evento, representado pelo Gerente-executivo Ricardo Molitzas e sua esposa Alessandra.

Foto: A Tribuna

O 3º Encontro Porto & Mar, organizado pelo Grupo Tribuna, trouxe o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, que falou sobre “O Porto de Santos e o sistema portuário nacional: uma análise sobre 2019 e as expectativas para 2020”. A palestra foi realizada no dia 6 de dezembro, no auditório do Grupo Tribuna.

 

Piloni elogiou a gestão portuária de Santos (Santos Port Authority), tratou de questões do Ministério da Infraestrutura, falou do enxugamento nos repasses de recursos do Governo e outros temas.

 

O SOPESP compareceu ao evento, representado pelo Diretor-executivo José dos Santos Martins.

Foto: SOPESP

Em solenidade realizada no dia 5 de dezembro, o SOPESP reuniu a diretoria, ex-dirigentes, autoridades, representantes de entidades parceiras e colaboradores para um coquetel nos salões do Hotel Sheraton, em Santos, sob o comando do presidente Régis Gilberto Prunzel.

 

O evento contou com a presença do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia, do presidente da Santos Port Authority (Codesp), Casemiro Tércio, entre outras autoridades e convidados.

 

Povia e Tércio agradeceram o convite para participarem da solenidade e enalteceram a atuação do SOPESP ao longo dos 25 anos de atividades, como importante parceiro na resolução de questões que levam ao aprimoramento de ações em benefício do setor portuário.

 

O presidente Régis Prunzel destacou: “Os 25 anos do SOPESP chegam em um momento de extrema importância para o setor, em sua ampla abrangência, tanto pelas mudanças que vêm sendo implantadas no âmbito nacional, em que a nossa entidade está sempre presente, quanto por sua atuação nos portos de Santos e de São Sebastião, onde também se implantam medidas históricas visando o desenvolvimento do País”. Ao final de sua fala ele agradeceu a presença de todos.

 

O SOPESP foi criado a 22 de dezembro de 1993 e sua primeira diretoria tomou posse a 4 de janeiro de 1994.

 

Com as alterações na legislação portuária em 1993, por força da Lei 8.630/93, os Operadores Portuários decidiram fundar sua entidade representativa que pudesse travar amplo diálogo direto com os trabalhadores portuários, as categorias empresariais correlatas e os órgãos do Governo e outros, diretamente envolvidos no projeto de modernização dos portos brasileiros.

 

Em sua trajetória, o SOPESP sempre teve papel de destaque em debates e encontros que se relacionam com a sua atividade e tem participado ativamente de todas as reuniões com autoridades e sindicatos do setor, também fora de Santos, como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros locais.

 

Como entidade fortalecida e com o apoio dos operadores portuários, o SOPESP sempre teve forte atuação junto à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, atual Santos Port Authority) na discussão de temas como as dragagens do canal de navegação, de acesso aos berços e aos berços de atracação; tarifas portuárias, acessibilidade rodoferroviária do porto; avenidas perimetrais das margens esquerda e direita; definição de túnel ou ponte ligando as margens do porto; entre outros temas.

 

O SOPESP tem oito câmaras setoriais em funcionamento, a saber: Contêineres em Terminais Portuários Especializados; Contêiner em Cais Público; Granel Sólido em Terminais Portuários Especializados; Granel Sólido em Cais Público; Açúcar Ensacado em Terminais Portuários Especializados; Açúcar Ensacado em Cais Público; Ro-Ro e Carga Geral em Terminais Portuários Especializados; e Papel e Celulose em Cais Público.

 

Relação dos Presidentes do SOPESP:

 

Confira mais sobre o evento: