NOTÍCIAS

Home   /   Project

 

O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e presidente do Conselho de Administração (Consad) da Autoridade Portuária de Santos (SPA), Diogo Piloni e Silva visitou a sede do SOPESP no dia 20 de fevereiro. Ele estava acompanhado pelo Diretor do Departamento de Novas e Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias do Ministério da Infraestrutura, Fábio Lavor Teixeira, e do presidente da SPA, Casemiro Tércio Carvalho. Também esteve presente o conselheiro Chales Laganá Putz.

 

Eles foram recebidos pelo Presidente do SOPESP, Régis Prunzel, pelo 1º Vice-presidente Joaquim Carlos Sepulveda, pelo 2º Vice-presidente Marcio Guiot Braga Martins Pereira, pelo membro do Conselho Diretor Leonardo Ribeiro, pelo Diretor-executivo José dos Santos Martins e pelo Gerente-executivo Ricardo Molitzas e pela Assessora Jurídica Aparecida Gislaine Heredia.

 

Os visitantes trataram de assuntos gerais sobre o Porto de Santos. O secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, ressaltou a importância dos Operadores Portuários de Santos no contexto dos portos nacionais. “Vocês podem esperar sempre a transparência muito grande do que fazemos, olhando o que é melhor para o País e para a iniciativa privada do setor. Estamos sempre de portas abertas aos Operadores do Porto de Santos”. O presidente Régis Prunzel agradeceu a presença de todos, que assistiram a vídeo comemorativo dos 25 anos do SOPESP.

Foto: Matheus Tagé / Grupo Tribuna

Em reunião realizada no dia 17 de fevereiro no auditório do Grupo Tribuna foram debatidos e definidos os temas e o conteúdo editorial que irão compor a Agenda Porto & Mar 2020, promovido pelo grupo.

 

O ato contou com a presença de convidados. O SOPESP compareceu representado por seu Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

Para comemorar seus 18 anos de atuação no setor, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) reuniu autoridades, representantes do setor regulado e servidores, em evento realizado no dia 13 de fevereiro em sua sede, em Brasília.

 

O Diretor-geral da entidade, Mário Povia, destacou que a agência se tornou referência na produção de dados estatísticos setoriais e fonte nacional e internacional para meios acadêmicos, investidores e formuladores de políticas públicas. E observou: “Devido à nossa capilaridade, chegamos a qualquer ponto desse país em poucas horas. Não há necessidade de fazermos força-tarefa, tampouco mutirões, simplesmente realizamos nossa atividade de fiscalização de forma perene”.

 

O SOPESP esteve presente ao ato, representado por seu Presidente Régis Prunzel e pelo Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

 

 

O Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) realizou no dia 6 de fevereiro a solenidade de posse dos membros de sua Diretoria Executiva e Conselho Fiscal eleitos para o biênio 2020-2021. O ato ocorreu no Clube Naval, em Brasília.

 

A diretoria ficou composta por Ricardo Augusto Leite Falcão, presidente; Otávio Augusto Fragoso Alves da Silva, vice-presidente; e por Bruno Fonseca de Oliveira, João Bosco d Brito Vasconcelos e Marcos de Castro Alves, diretores. O Conselho Fiscal é formado por Claudio Peres de Queiroz, Igor de Assis Sanderson de Queiroz e Ivan Ricci.

 

O SOPESP compareceu ao ato, representado por seu Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

Foto: UNA Eventos

 

O Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária foi lançado em solenidade realizada no Restaurante Coco Bambu, no setor de clubes, em Brasília, no dia 6 de fevereiro.

 

O fórum é uma iniciativa e realização da Una Marketing de Eventos e surgiu após a multiplicação do Fórum Santos Export. Agora terá eventos nas regiões do País.

 

O Secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, enfatizou a importância do evento como “um projeto ambicioso em que os fóruns regionais irão trazer debater setorizados”.

 

O SOPESP compareceu ao evento, representado por seu Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

Em continuidade às comemorações pelo aniversário de 128 anos da implantação do Porto Organizado de Santos, a Câmara Municipal de Santos promoveu sessão solene em seu plenário, no dia 4 de fevereiro.

 

O presidente da Santos Port Authority, Casemiro Tércio Carvalho recebeu a homenagem por parte dos vereadores.

 

Ao ato compareceram autoridades, representantes do setor portuário, funcionários da SPA, e convidados. O SOPESP esteve presente ao ato, representado por seu Diretor-executivo, José dos Santos Martins.

 

Uma regata e uma prova de pedestrianismo foram os eventos que marcaram as comemorações pelos 128 anos da implantação do Porto Organizado de Santos, dentro do Festival Porto Cidade, realizado nos dias 1 e 2 de fevereiro.

 

A regata contou com a presença de veleiros monotipos e oceânicos, na Ponta da Praia. O SOPESP esteve representado pelo Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

 

A corrida teve concentração em frente a Prefeitura. Nesta, o SOPESP foi representado pelo Gerente-executivo Ricardo Molitzas, do ex-presidente Luiz Roberto Buttingnon, do encarregado financeiro Flavio Lessa e da assistente de comunicação Maithe Lozano.

 

O evento teve o apoio do Ministério da Infraestrutura, da Santos Port Authority e do SOPESP.

 

 

VÍDEOS 

Em cerimônia presidida pelo comandante do 8º Distrito Naval de São Paulo, vice-almirante Sérgio Fernando do Amaral Chagas, foi realizada no dia 31 de janeiro a troca de comando da Capitania dos Portos de São Paulo, no cais da Marinha, no Porto de Santos.

 

O capitão de mar e guerra Marcelo de Oliveira Sá assumiu o posto, em substituição ao capitão de mar e guerra Daniel Américo Rosa Menezes.

 

O ato contou com a presença de autoridades civis e militares e de representantes da comunidade portuária.

 

O SOPESP participou do evento, representado pelo Diretor-executivo, José dos Santos Martins e pelo Gerente-executivo, Ricardo Molitzas.

Secretário Diogo Piloni, Bayard Umbuzeiro Filho, Ministro Tarcísio Freitas, Presidente do SOPESP Régis Prunzel, Leonardo Ribeiro, Presidente SPA Casemiro Tércio Carvalho – Foto: Alberto Ruy / MINFRA

 

A empresa Hidrovias do Brasil S.A., vencedora da concessão do Terminal STS20, no Porto de Santos, assumiu a instalação após assinatura do contrato em ato que contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, dia 29 de janeiro, no auditório da Santos Port Authority.

 

O contrato tem prazo de 25 anos e a empresa pretende investir R$ 219,5 milhões em instalações e equipamentos para o terminal, localizado próximo ao Terminal de Passageiros do porto. A intenção da empresa é iniciar as operações no segundo semestre deste ano.

 

O SOPESP participou do evento, representado por seu Presidente, Régis Prunzel.

Diretoria do SOPESP – Foto: SOPESP

 

Em café da manhã realizado no dia 14 de janeiro em sua sede, o SOPESP recepcionou o novo comandante do 8º Distrito Naval de São Paulo, vice-almirante Sérgio Fernando do Amaral Chagas. Ele esteve acompanhado do então capitão dos Portos de São Paulo, capitão de mar e guerra Daniel Américo Rosa Menezes.

 

A recepção contou com a presença do Presidente Régis Prunzel, do 2º Vice-presidente Márcio Guiot, e com os membros do Conselho Diretor, Roberto Teller (Santos Brasil), Leonardo Ribeiro (Adm do Brasil), Leandro Camporez (Copersucar), Douglas Odoni (Terminal 12 A) e Celso Luiz (representando a Rodrimar). Participaram ainda, pelo SOPESP, o Diretor-executivo, José dos Santos Martins e o encarregado financeiro, Flávio Lessa.

 

Durante o encontro os visitantes assistiram ao vídeo institucional do SOPESP, mostrando sua atuação no setor portuário.