Santos Brasil avança rumo à descarbonização com a chegada de oito E-RTGs e dois Portêineres elétricos de última geração no Tecon Santos
Fonte: Santos Brasil (17 de novembro de 2023)
Os equipamentos chegaram no Porto de Santos vindos de Shanghai e fazem parte do projeto de ampliação e modernização do terminal que envolve investimentos de R$ 2,6 bi até 2031.
Os guindastes elétricos estão em sintonia com o conceito de economia de baixo carbono e à sustentabilidade do crescimento da atividade portuária. Além disso, são parte importante das várias iniciativas já em implantação pela Companhia para se tornar carbono neutro até 2040.
Para Antonio Carlos Duarte Sepúlveda, Diretor-Presidente da Santos Brasil, a mudança do diesel para a matriz elétrica é fundamental no processo de descarbonização da empresa, por isso a chegada desses novos equipamentos é um marco.
“Estamos iniciando um movimento importante para o crescimento sustentável do porto, aumentando a capacidade do Tecon Santos sem impactos significativos no meio ambiente. Ganham a sociedade, o setor e a Companhia”, diz.