DP World adota sistema com sensor de fadiga em veículos que trafegam no Porto
Fonte: DP World Santos (15 de agosto de 2023)

A DP World, um dos maiores e mais modernos terminais privados multipropósito do Brasil,
inovou mais uma vez ao integrar às suas operações um sistema inteligente de monitoramento, que capta imagens dos motoristas durante o percurso interno para deslocamento de cargas.
O sensor detecta os sinais de sonolência e distrações ao volante pelo motorista, assim como a ausência do cinto de segurança. Ao menor sinal destas e outras ocorrências, um alerta sonoro é emitido ao motorista e uma central de monitoramento 24 horas é alertada em tempo real para as devidas tratativas, junto ao supervisor da área. A tecnologia aumenta a segurança dos profissionais e ajuda a reduzir riscos de eventuais acidentes e danos operacionais.
Segundo dados do fabricante, o sistema é capaz de reduzir em 78% o número de acidentes causados por distrações ou fadiga do motorista e em 40% os custos com reparos decorrentes de acidentes.
O investimento para instalação, monitoria e manutenção das câmeras em todos os veículos internos foi de aproximadamente R$ 300 mil.
Através de uma câmera instalada no para-brisa do veículo, voltada para a face do motorista, o equipamento capta as imagens e funciona 24 horas por dia. Todas as informações são enviadas para uma central de monitoramento, que funciona de forma remota e com atuação imediata. Os dados, no entanto, podem ser acessados em qualquer lugar e a qualquer momento.
“Identificar e mitigar possíveis riscos na operação é fundamental para a segurança de nossos profissionais e permite tomar melhores decisões em relação à segurança das atividades, o que é um valor fundamental para nós da DP World. Essa atuação preventiva contribui para o aumento da segurança e para os bons resultados que temos registrado ao longo dos anos”, explica Wilson Lozano, COO da DP World no Brasil.
Atualmente, 47 veículos – o que representa 100% da frota de carretas que transportam contêineres – contam com a tecnologia, e a expectativa é que até o final de setembro outras 19 carretas que integram a frota dedicada às operações de celulose estejam também equipadas com o sistema. O próximo passo é implantar o sistema também nos carros de apoio às operações.
Sobre a DP World
O comércio é a força vital da economia global. Ele cria oportunidades e melhora a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. A DP World existe para melhorar o fluxo comercial mundial, mudando o que é possível para os clientes e comunidades que atendemos globalmente.
Com uma equipe dedicada, diversificada e profissional de mais de 106.500 funcionários de 158 nacionalidades em 73 países e seis continentes, a DP World está impulsionando o comércio cada vez mais rápido em direção a uma cadeia de suprimentos ideal e adequada para o futuro.
Estamos transformando e integrando rapidamente nossos negócios – Portos e Terminais, Serviços Marítimos, Logística e Tecnologia – e unindo nossa infraestrutura global com experiências locais para criar soluções de cadeia de suprimentos ponta a ponta mais fortes e eficientes que podem mudar as comercializações mundiais.
Além disso, estamos reformulando o futuro ao investir em inovação. De sistemas de entrega inteligentes a empilhamento automatizado de armazéns, estamos na vanguarda da tecnologia disruptiva, impulsionando o setor para melhores formas de comércio, minimizando as interrupções desde o chão de fábrica até a porta do cliente.
Sobre a DP World no Brasil
A DP World é a empresa responsável pela operação de um dos maiores e mais modernos terminais privados multipropósito do Brasil, instalado na margem esquerda do Porto de Santos (SP). Com investimentos de R$ 2,3 bilhões, proporciona mais de 1.400 empregos diretos e 5.000 indiretos.
Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, o empreendimento conta com 1.100 metros de cais e uma área total de 845.000 m2 e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEU (unidade equivalente a um container de 20 pés) e 3,6 milhões de toneladas de celulose.
Mais informações no portal da DP World.