SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Dragagem   /   Dragagem de berços do Porto de Santos começará por terminal da BTP

Dragagem de berços do Porto de Santos começará por terminal da BTP


Fonte: A Tribuna (29 de maio de 2020 )
Dragagem de berços do Porto de Santos começará por terminal da BTP

 

A dragagem de berços do Porto de Santos será iniciada pelos pontos de atracação da Brasil Terminal Portuário (BTP), que fica na Alemoa. Os equipamentos já estão liberados para o serviço. Com isso, o início dos trabalhos depende apenas da liberação de uma janela em que não haverá embarcações na instalação portuária, o que pode acontecer nesta quinta-feira (28).

 

As informações são da Autoridade Portuária de Santos. As estimativas da estatal apontam que, após o começo da dragagem de manutenção, os trabalhos ocorram em aproximadamente uma semana e sejam validados por batimetria na sequência.

 

Além dos berços da BTP, os trabalhos serão realizados em outros pontos de atracação que sofreram com o assoreamento (deposição de sedimentos). Dos 64, sete perderam calado operacional (limite da profundidade que a embarcação pode atingir sem afetar sua segurança). O problema foi causado pela demora na realização de obras de dragagem de manutenção.

 

Entre os pontos de atracação afetados, estão destinados a navios porta-contêineres. O Tecon, administrado pela Santos Brasil, na Margem Esquerda (Guarujá), também foi afetado pelo problema.

 

Segundo a Autoridade Portuária, os trabalhos serão definidos de acordo com as janelas de operação. Trata-se do período entre a saída de um navio e a entrada de outro, quando os berços estarão livres.

 

Os trabalhos serão realizados pela DTA Engenharia, empresa que venceu a concorrência para a realização do serviço. O contrato tem prazo de 24 meses e visa a manutenção das profundidades do canal de navegação e berços de atracação do Porto de Santos.


Mais lidas


  O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo também está patrocinando o Fórum Brasil Export e o Fórum Sudeste Export. Régis Prunzel, Presidente do Sopesp, está motivado com o evento e com as videoconferências que estão sendo realizadas: “Esses eventos virtuais têm antecipado e ampliado a qualidade e quantidade de discussões. Imagina […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais