SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Mesmo com pandemia, exportação de 79% de MS vai para a China

Mesmo com pandemia, exportação de 79% de MS vai para a China


Fonte: ABTTC (21 de maio de 2020 )

A China, principal economia do mundo e onde se originou a Covid-19, é a responsável por 79% da soja produzida e exportada por Mato Grosso do Sul. Apenas no primeiro quadrimestre de 2020 foram enviadas 1,212 milhão de toneladas ao país, aumento de 20% no volume em relação ao mesmo período de 2019.

 

Os dados são do levantamento feito pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços).

 

Para se ter a dimensão da participação da China na compra da soja, o segundo principal destino das exportações estaduais de soja é a Argentina, com 8,7% nos primeiros quatro meses de 2020 – 142,8 mil toneladas negociadas. O Paquistão aparece em terceiro, com participação de apenas 4,1%.

 

Mato Grosso do Sul é atualmente o sexto Estado do país que mais exporta soja. Com 1,544 milhões de toneladas comercializadas entre janeiro e abril de 2020, o Estado representa 4,56% do total de soja comercializada ao exterior pelo Brasil. O vizinho Mato Grosso ocupa a primeira posição, com exportação de 10 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre e participação de 30%.

 

A produção de soja em Mato Grosso do Sul aumentou 42,9% nos últimos cinco anos, alcançando 10 milhões de toneladas em 2020. Porém, com o aumento da industrialização o percentual da produção exportado caiu de 48,3% em 2015 para 38,8% em 2019.

 

O titular da Semagro, Jaime Verruck, explica que apesar da diversificação da matriz econômica estadual, a soja continua como um dos principais produtos da economia sul-mato-grossense. “A agricultura tem papel fundamental na nossa matriz econômica, mas com o avanço do processo de industrialização conseguimos agregar valor ao nosso produto e exportar menos soja in natura e mais derivados”.


Mais lidas


View this post on Instagram #SPAnaPrevençãoAoCoronavírus A SPA recebeu hoje (28/04) 8 mil litros de álcool em gel, doados pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) para auxiliar o Porto de Santos no combate à pandemia pelo novo coronavírus. A ação contou com intermediação do […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais

No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais