SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Associação Comercial de Santos faz parceria com B3 para laudo de classificação de café

Associação Comercial de Santos faz parceria com B3 para laudo de classificação de café


Fonte: Associação Comercial de Santos (20 de maio de 2020 )
Fotos: ACS

 

A Associação Comercial de Santos (ACS) e a B3 (em referência às letras iniciais de Brasil, Bolsa, Balcão) – antiga Bovespa – firmaram parceria para o serviço de arbitragem de classificação de café. O primeiro trabalho foi concretizado na manhã desta terça-feira (19).

 

De acordo com o degustador e classificador da ACS, Onivaldo Ruas, essa parceria comprova a credibilidade da Associação Comercial. “A B3 é uma das pioneiras na classificação e certificação de café. Trazer para cá essa arbitragem mostra o quanto a casa é respeitada”.

 

Ruas explica que, durante a análise, é feito o processo de identificação padrão: cheiro, cor, aspecto, percentual de defeitos, procedência de colheita e, por último, a bebida. “Com essas avaliações, se cria o padrão de qualidade”.

 

Neste primeiro dia de amostra, três árbitros estiveram na sala de classificação e degustação da ACS para avaliar três lotes do tipo arábica. O classificador explica que para realizar a arbitragem a B3 escolhe seis árbitros, sendo três titulares e três reservas. “Caso um dos titulares não possa comparecer, já tem o reserva para fazer a análise”.

 

O processo de avaliação costuma ser rápido. “Nestes lotes fizemos a avaliação de manhã e enviaremos o laudo ainda hoje. Mas, temos o prazo de até dois dias para enviar o resultado”, explica.

 

Entenda para que serve o laudo

O classificador explica que o laudo, na maioria das vezes, serve para o produtor que quer constatar em qual tipo e classificação o café dele se enquadra. “A análise física e sensorial de um café vai determinar o seu valor no mercado e isso tem impacto direto sobre a remuneração do produtor. Para alcançar preços mais elevados é preciso produzir cafés melhores”.


Mais lidas


View this post on Instagram #SPAnaPrevençãoAoCoronavírus A SPA recebeu hoje (28/04) 8 mil litros de álcool em gel, doados pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) para auxiliar o Porto de Santos no combate à pandemia pelo novo coronavírus. A ação contou com intermediação do […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais

No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais