SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   ANP alerta sobre riscos do uso de álcool combustível contra covid-19

ANP alerta sobre riscos do uso de álcool combustível contra covid-19


Fonte: Money Times (20 de maio de 2020 )
Segundo a ANP, os produtos destinados ao uso humano, ou em ambiente domiciliar, são aqueles regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) (Imagem: Pixabay)

 

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou nesta terça-feira (19) nota sobre os riscos do uso inadequado de etanol combustível como produto de limpeza e desinfecção na atual situação de crise provocada pelo novo coronavírus., causador da covid-19.

 

Segundo a ANP, os produtos destinados ao uso humano, ou em ambiente domiciliar, são aqueles regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que seguem legislação própria, pois têm níveis específicos de exigência no processo de fabricação, de acordo com o seu uso.

 

“A Agência estabelece, por meio da Resolução 19/2015, as especificações do etanol, anidro e hidratado, a ser utilizado para fins combustíveis, em especial em veículos automotores. O produto é comercializado diretamente nos postos de gasolina, como etanol hidratado, para abastecer veículos (com pureza – teor alcoólico – de 92,5% em massa) ou como etanol anidro adicionado à gasolina (com pureza mínima de 99,3% em massa). Limpeza e desinfecção são utilizações que requerem etanol com características específicas, distintas das presentes no etanol combustível automotivo”, esclarece a ANP.

 

De acordo com a ANP, além da caraterística de pureza, há risco de contaminação durante a produção, transporte e armazenamento, ainda que em pequena escala, com produtos tóxicos, tais como metanol, gasolina e diesel.

 


Mais lidas


View this post on Instagram #SPAnaPrevençãoAoCoronavírus A SPA recebeu hoje (28/04) 8 mil litros de álcool em gel, doados pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) para auxiliar o Porto de Santos no combate à pandemia pelo novo coronavírus. A ação contou com intermediação do […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais

No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais