Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Santos e região receberam quase R$ 25 milhões em repasses do ISS

Fonte: Porto Gente (13 de fevereiro de 2020)

Na região de Santos, cinco prefeituras foram beneficiadas com quase R? 25 milhões em repasses provenientes do ISS-QN arrecadado durante o ano de 2019. O balanço realizado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) também mostra que, nesse mesmo ano, 284 prefeituras paulistas receberam R? 545,6 milhões. Em decorrência de novos contratos de concessões firmados no Estado (Entrevias e ViaPaulista), doze novas prefeituras passaram a receber o imposto em 2019.
 

Pedágio Rodovia Airton Senna – Itaquaquecetuba. Local: Itaquaquecetuba/SP. Data: 27/03/2017. Foto: Alexandre Carvalho/A2img


 
A alíquota do imposto é definida por legislação municipal, portanto, varia para cada prefeitura. O repasse é feito proporcionalmente à extensão das rodovias sob concessão que atravessam o município. E, como não se trata de uma “receita carimbada”, as prefeituras podem empenhar os recursos recebidos em qualquer segmento que julgarem prioritário, como saúde, segurança, educação ou infraestrutura urbana – melhorando suas estradas vicinais, ruas e avenidas, por exemplo.
 
A verba proveniente do ISS-QN sobre os pedágios é significativa na composição orçamentária das administrações municipais, principalmente em pequenas cidades. Entre os municípios da região de Santos, o que mais teve arrecadação com o ISS dos pedágios foi Cubatão, que recebeu R? 12,2 milhões, seguido de São Vicente (R? 6,3 milhões) e Santos (R? 3,9 milhões).
 
O ISS começou a incidir sobre as tarifas de pedágio em 2000 e, desde então, já foram repassados para os municípios beneficiados R? 5,6 bilhões. No mesmo período, a região de Santos já recebeu mais de R? 290 milhões a título de ISS sobre os pedágios.
 
Confira abaixo o quadro com os repasses para os municípios da região de Santos atendidos pelo Programa de Concessões do Estado.