SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Inteligência artificial é utilizada na operação de rebocadores no Porto de Santos

Inteligência artificial é utilizada na operação de rebocadores no Porto de Santos


Fonte: A Tribuna on line (13 de fevereiro de 2020 )
Utilização de sistemas com Inteligência Artificial já é uma realidade no Porto de Santos (Foto: Carlos Nogueira/ AT)

 

A utilização de sistemas com Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) já é uma realidade no Porto de Santos. A Wilson Sons Rebocadores, uma das principais empresas do setor de rebocadores no Brasil,  está aplicando esta tecnologia no cais santista, na gestão de sua frota. Desenvolvida pela companhia, essa inovação também é adotada em suas operações nos portos do Rio de Janeiro e de Vitória, no Espírito Santo.

 

“Inovação é uma questão estratégica para as companhias continuarem competitivas. Realizamos cerca de 60 mil manobras por ano e, com o uso de inteligência artificial, é possível tomar a decisão de forma mais ágil, deslocar o rebocador adequado no momento ideal”, afirmou o gerente regional da Wilson Sons Rebocadores no Rio de Janeiro, Elisio Dourado.

 

A previsão da empresa é de que, com a inteligência artificial, é possível uma maior economia nos custos operacionais, assim como a maximização do uso dos rebocadores e uma redução no consumo de combustíveis.

 

Este sistema começou a ser desenvolvido em setembro de 2018 no laboratório de inovação da Wilson Sons Rebocadores (Tuglab), com base em dados de mais de 350 mil manobras. Agora, segundo o gerente regional da companhia em Paranaguá (PR), Yuri Fedoruk, a meta é implantar em um ano a AI em todas as 25 regiões onde a Wilson Sons Rebocadores atua.


Mais lidas


A Santos Port Authority (SPA) elaborou uma campanha para esclarecer e difundir os principais cuidados para se proteger do novo coronavírus (2019 nCoV). Não há casos suspeitos no Porto de Santos, mas a SPA está adotando as ações preventivas necessárias em apoio à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais

No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais