SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   VLI aumenta em 25% a movimentação de grãos no Norte

VLI aumenta em 25% a movimentação de grãos no Norte


Fonte: Revista Globo Rural (11 de fevereiro de 2020 )

 

O escoamento de milho, soja e farelo pelos trilhos da VLI a partir de Porto Nacional (TO) e Açailândia (MA) somou 7,9 milhões de toneladas no ano passadovolume 25% superior ao movimentado em 2018, quando foram transportados 6,3 milhões de toneladas.

 

A companhia observa que os mais de 700 quilômetros entre Tocantins e Maranhão conectam-se à Estrada de Ferro Carajás formando uma importante conexão entre as áreas produtoras e o mercado externo.

 

Segundo a VLI, a ferrovia que tem como destino os terminais localizados no Porto de Itaqui, no litoral maranhense, oferece eficiência para o transporte de cargas de soja, milho e farelo oriundas do leste e nordeste do Mato Grosso, Sul do Pará e da nova fronteira agrícola, o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

 

Fabiano Rezende, gerente geral responsável pelas operações ferroviárias da VLI nos estados do Maranhão e Tocantins, explica que a infraestrutura construída pela empresa na região – dois terminais com capacidade para 6 milhões de toneladas ano oferece ao agronegócio mais eficiência no escoamento.

 

“Nosso sistema utiliza a integração dos modais. Recebemos a carga de caminhões, transferimos para a ferrovia e embarcamos no porto. Essa rota aproveita as qualidades de cada modalidade para entregar agilidade ao mercado”, diz ele.

 

De acordo com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (SICS), a soja lidera o ranking de produtos exportados pelo estado, correspondendo a 71% de toda exportação de 2019.

 

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.


Mais lidas


A Santos Port Authority (SPA) elaborou uma campanha para esclarecer e difundir os principais cuidados para se proteger do novo coronavírus (2019 nCoV). Não há casos suspeitos no Porto de Santos, mas a SPA está adotando as ações preventivas necessárias em apoio à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais

No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais