SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Maior complexo portuário da América Latina gera quase 5 mil empregos em Guarujá

Maior complexo portuário da América Latina gera quase 5 mil empregos em Guarujá


Fonte: Sistema Costa Norte Comunicação (11 de fevereiro de 2020 )
Foto: Divulgação

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11 milhões de pessoas estão em busca de um posto de trabalho no país. Em Guarujá, o setor portuário é um dos grandes empregadores.

 

Participe dos nossos grupos ? bit.ly/GRUPOCNGUARUJA ???Informe-se, denuncie!

Atualmente, os 10 terminais portuários e os oito retroportuários da cidade geram quase cinco mil vagas. Em números exatos, são 4.870 colaboradores, sendo 3.825 diretos e 1.045 indiretos.

 

A mão de obra é majoritariamente guarujaense. No terminal Cutrale, por exemplo, 95% dos funcionários diretos moram em Guarujá, o que fortalece a economia municipal, gera renda para famílias e diminui casos de vulnerabilidade econômica e social.

 

À margem esquerda do Porto de Santos, em Guarujá, os terminais que possuem maior quantidade de colaboradores são a Santos Brasil e Terminal de Veículos de Santos (TEV), com 1.572 vínculos empregatícios diretos e 179 indiretos, somando 1.751. Em seguida, vêm o Terminal de Granéis do Guarujá (TGG) (561) e a Localfrio S/A (415).

 

Cenário positivo

A inserção no mercado de trabalho vive uma curva positiva em Guarujá não só no setor portuário. As vagas em diversos setores estão em ascensão na cidade. Em dezembro de 2019, o município atingiu uma marca histórica de 27 admissões a mais do que desligamentos, o que representa o fim de um ciclo de resultados negativos iniciado em 2013.

 

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria Nacional do Trabalho, ligada ao Ministério da Economia, Guarujá fechou 2019 com 12.581 novas vagas geradas, 12.554 demissões.

 

“Ao lado da indústria do Turismo, o Porto é um grande empregador na cidade. Por isso a necessidade de atualizar e dinamizar, constantemente, as políticas municipais voltadas ao desenvolvimento desse setor”, observa o diretor de Desenvolvimento Logístico e Portuário da Prefeitura de Guarujá, Jairo de Almeida Lima Neto.

 

Principais terminais que empregaram em 2019


Mais lidas


A Santos Port Authority (SPA) elaborou uma campanha para esclarecer e difundir os principais cuidados para se proteger do novo coronavírus (2019 nCoV). Não há casos suspeitos no Porto de Santos, mas a SPA está adotando as ações preventivas necessárias em apoio à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais

No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais