SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Previsão é de que 2020 seja um ano de reconstrução econômica para a área portuária

Previsão é de que 2020 seja um ano de reconstrução econômica para a área portuária


Fonte: A Tribuna (20 de janeiro de 2020 )
Previsão é de que 2020 seja um ano de reconstrução econômica para a área portuária (Foto: Carlos Nogueira/AT)

 

“Vemos 2020 como um ano de reconstrução econômica antes que o Brasil realmente comece a crescer novamente em 2021”. A avaliação é de Gustavo Paschoa, diretor comercial da Maersk para a Costa Leste da América do Sul.

 

Otimista, a Maersk, uma das maiores empresas de logística integrada do mundo, prevê que as importações e exportações cresçam 4% e 4,5%, respectivamente, neste ano.

 

Por conta dos nove protocolos assinados entre o Brasil e o governo chinês, no ano passado, a Maersk também espera que os países aprofundem os laços comerciais, promovendo maiores oportunidades para o setor portuário.

 

Um dos acordos foi a respeito de importações de peras para o Brasil e de exportação de melões para a China. Gustavo Paschoa explica que estas exportações da fruta trarão um impacto positivo ao País, principalmente ao nordeste.

 

Segundo o governo brasileiro, a China é o maior consumidor de melão do mundo. Em 2018, foram consumidas 15.648.000 toneladas. No ano passado, a China importou um total de aproximadamente US$ 7 bilhões em frutas frescas. Agora, Brasília está focada em aumentar o comércio com o país asiático em várias frentes, principalmente soja.


Mais lidas


A Santos Port Authority (SPA) elaborou uma campanha para esclarecer e difundir os principais cuidados para se proteger do novo coronavírus (2019 nCoV). Não há casos suspeitos no Porto de Santos, mas a SPA está adotando as ações preventivas necessárias em apoio à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais

No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais