SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   200 mil usuários devem passar pelas travessias litorâneas neste feriado prolongado

200 mil usuários devem passar pelas travessias litorâneas neste feriado prolongado


Fonte: DERSA (14 de novembro de 2019 )

São Paulo, 13 de novembro de 2019 – A Operação Proclamação da República 2019 nas Travessias Litorâneas do Estado terá início à 0h desta sexta-feira (15/11) e segue até às 24h de domingo (17/11). Neste período, são esperados quase 200 mil usuários, entre automóveis, motos, caminhões, bicicletas e pedestres, em todos os sistemas dos litorais centro, norte e sul. O serviço mais procurado deverá ser a Travessia Santos/Guarujá, onde há a expectativa de mais de 78 mil usuários, sendo mais de 60 mil veículos. O segundo serviço com maior movimento deverá ser a Travessia São Sebastião/Ilhabela, no Litoral Norte, com a previsão de mais de 42 mil usuários, sendo quase 18 mil veículos.

 

A DERSA orienta que os usuários programem a viagem com antecedência e consultem os canais de comunicação da Empresa para se informar sobre a situação de momento nas oito travessias do Estado. Para isso, são disponibilizados o site www.dersa.sp.gov.br, Twitter @travessiasdersa, o telefone 0800 7733 711 e o App Travessias, lançado este ano e totalmente gratuito. No aplicativo, é possível saber o tempo para embarque, quantas embarcações estão em operação, situação climática e ter acesso às imagens de câmeras.

 

Além disso, os usuários contam com mais uma novidade: 30 Painéis de Mensagem Variável (PMV´s) instalados em pontos estratégicos dos viários de acesso às balsas. Nestes equipamentos, são inseridas mensagens de orientação aos motoristas e avisos importantes, como passagem de navios e condições de maré, por exemplo, que podem interferir na operação do serviço, além de informar sobre os tempos estimados para embarque.

 

NOVO PROGRAMA DE REFORMAS E MANUTENÇÕES – A atual gestão da DERSA tem investido em melhorar a qualidade das oito travessias do Estado. Foi implantado em 2019 o Novo Programa de Reformas e Manutenções, que desde o início do ano já entregou oito embarcações totalmente remodeladas e outras quatro deverão ser entregues até o fim do ano.

 

Para garantir agilidade na oferta de embarcações à população, as manutenções ocorrem também em período noturno, outra novidade deste ano. Antes elas eram feitas apenas de segunda a sexta-feira e em horário comercial. No período noturno, geralmente de baixa demanda, os reparos se dão sem atrapalhar a operação.

 

CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL E EFETIVO – Toda a Operação Proclamação da República 2019 será monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), 24 horas por dia, com a utilização de sistemas que fornecem previsões horárias da demanda de usuários e veículos, além de fazer o acompanhamento da entrada e saída de navios no canal do Porto. O CCO dispõe de 133 câmeras instaladas nas oito travessias. Ao todo, serão mais de 900 profissionais envolvidos em diversas áreas.


Mais lidas


No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais