SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Setor portuário mais otimista com retomada da economia

Setor portuário mais otimista com retomada da economia


Fonte: Brazil Modal (8 de novembro de 2019 )

Alguns setores econômicos começam a registrar mais atividade. Um deles é o setor portuário, que está investindo de olho na expansão da demanda para exportação. No ano passado, foram autorizadas 14 obras portuárias que juntas somam R$ 10,7 bilhões e, neste ano, mais seis orçadas em conjunto por R$ 3,1 bilhões.

 

Essas tendências do transporte aquaviário estão sendo debatidas no evento Portos e Costas 2019, que acontece no Il Campanário, em Jurerê Internacional, numa iniciativa da empresa Atlântico Sul, de Florianópolis, especializada em projetos logísticos litorâneos.

 

O evento trouxe para a Capital executivos de portos, empresas de engenharia e empreiteiras europeias que estão entre as líderes mundiais em dragagens, por exemplo. Segundo o empresário Maurício Torronteguy, sócio da Atlântico Sul e idealizador do evento, esse setor de obras registra um ritmo maior de atividades desde o início do ano. Há início de projetos tanto para portos de carga, quanto para terminais turísticos e portos de rios, com no Tapajós, que está deslocando parte da logística de grãos do Centro-Oeste para o Norte do Brasil, via porto do Pará.

 

Segundo ele, a atividade portuária brasileira sofre porque enfrenta maior carga tributária e o Brasil segue com fraca internacionalização da economia. O país responde por apenas cerca de 1% do comércio mundial.


Mais lidas


No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais