SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Presidente dos Portos é homenageado pela Marinha

Presidente dos Portos é homenageado pela Marinha


Fonte: Portos do Paraná (7 de novembro de 2019 )
Foto: Cláudio Neves

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, recebeu, nesta quarta-feira (6), a medalha Amigo da Marinha. A honra foi prestada pela contribuição da empresa aos trabalhos da Instituição e pelos esforços da autoridade portuária paranaense na manutenção da segurança da navegação.

 

A cerimônia foi na Capitania dos Portos do Paraná, em Paranaguá, na data em que se comemora o 40º Dia Nacional do Amigo da Marinha. A partir de agora, Garcia e outros cinco homenageados com a honraria passam a ser, oficialmente, “Soamarinos”, integrando a Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR) que, em Paranaguá, tem quase 55 membros.

 

“É muita satisfação ser agraciado, num dia tão importante para a Marinha do Brasil. A parceria dos Portos com a Instituição é plena. É o conjunto que forma esse belo trabalho que nós desenvolvemos em colaboração proativa, para que a segurança da navegação seja sempre atendida e nossas operações tenham eficiência, com segurança”, afirma o presidente da empresa pública.

 

Também foram receberam a medalha o delegado-chefe da Alfândega da Receita Federal em Paranaguá, Gerson Zanetti Faucz; a secretária municipal de Educação, Vandecy Silva Dutra; o coordenador institucional e ambiental da TCP, Gabriel Perdonsini Vieira; o diretor da empresa de transporte marítimo Lunamar, Wanderley Correa de Moura; e o advogado Wilson Andersen Ballão.

 

DATA – O Dia Nacional do Amigo da Marinha foi instituído, no Brasil, em 6 de novembro de 1979. Para o Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, a data homenageia representantes da sociedade civil que tenham afinidade à Marinha e às coisas do mar.

 

“Estamos prontos a atuar em conjunto e precisamos homenagear aqueles que nos ajudam a cumprir nossa missão. Um das nossas missões é assegurar a segurança da navegação, atuar junto à prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana no mar”.

 

Nesse contexto, junto com o Porto, segundo o capitão, a Marinha atua na segurança da navegação. “Nada mais importante que termos portos seguros e vias de acesso, para que os navios possam se movimentar em segurança”, completa.

 

SOCIEDADE – Como afirma o presidente da SOAMAR, em Paranaguá, engenheiro Geert Jan Prange, a medalha Amigo da Marinha é uma recompensa e um agradecimento da Marinha. “Quem recebe a medalha, recebeu porque mereceu”, garante ele.

 

Em relação à contribuição prestada pela Portos do Paraná, Prange diz que está nas obras de dragagem, no balizamento e na manutenção da sinalização náutica. “É a colaboração entre os cuidados que cabem à Capitania e ao Porto, na prevenção de acidentes e da regulamentação da navegação”, afirma.

 

A SOAMAR de Paranaguá é a 4ª mais antiga do Brasil, e a primeira do Paraná, tendo sido criada em 1974. Como explica o presidente da Sociedade, a atuação do grupo é manter unido o grupo das pessoas condecoradas com a medalha e pensar em como continuar contribuindo com a Marinha e a navegação.

 

Atualmente, também tem SOAMAR em Curitiba, Foz do Iguaçu e Guaíra.


Mais lidas


View this post on Instagram #SPAnaPrevençãoAoCoronavírus A SPA recebeu hoje (28/04) 8 mil litros de álcool em gel, doados pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) para auxiliar o Porto de Santos no combate à pandemia pelo novo coronavírus. A ação contou com intermediação do […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais

No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais