SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Complexo soja mira os 100 milhões/t em exportação até final do ano

Complexo soja mira os 100 milhões/t em exportação até final do ano


Fonte: Money Times (7 de novembro de 2019 )
Exportações de soja, farelo e óleo estão levando o País a ultrapassar 84, 2 milhões/t no acumulado no ano (Imagem: REUTERS/Daniel Acker)

A dois meses de completar o ano o complexo soja leva jeito de emparelhar os 100 milhões de toneladas em exportações. Na tabela dos três itens, o óleo de soja apresenta volume menor, no entanto, a participação é tradicionalmente baixa perto do farelo e, naturalmente, do grão.

 

De janeiro a outubro o País exportou 84,2 milhões/t.

 

A expectativa com a soja in natura é fechar 2019 com 75 milhões/t, de acordo com Vlamir Brandallize, analista, que se baseia nos dados até aqui divulgados pela Secex e nas escalas de negócios reportadas pelo mercado.

 

Até outubro, o acumulado havia atingido 69,6 milhões/t, apesar de que no mês, as vendas externas de 4,6 milhões/t haviam sido menores que no mesmo mês de 2018.

 

O óleo vem perdendo terreno pelo aumento do consumo pelas indústrias, pelo consumidor e, mais ainda, pela demanda do biodiesel, que deixam pouco espaço para os embarques.

 

De janeiro a outubro, as vendas externas totais somaram 964,7 mil/t. Nesse período, as vendas de farelo somaram 13,5 milhões/t e, segundo o analista da Brandalizze Consulting, está com desempenho mensal normal.

 

Em outubro as exportações de farelo foram de quase 1,4 mulhão/t, o que demonstra que a crise da suinicultura na China e em outros asiáticos não derrubou a demanda.


Mais lidas


No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais