SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Brasil implementa cota de importação de 750 mil toneladas de trigo sem tarifas por ano

Brasil implementa cota de importação de 750 mil toneladas de trigo sem tarifas por ano


Fonte: Money Times (7 de novembro de 2019 )
A cota concretiza um compromisso assumido pelo país junto à Organização Mundial do Comércio (Imagem: REUTERS/Enrique Marcarian)

Brasil implementou uma cota de importação de 750 mil toneladas de trigo por ano sem tarifas, em medida que valerá por prazo indeterminado, informou nesta quarta-feira o Ministério da Agricultura.

 

A cota concretiza um compromisso assumido pelo país junto à Organização Mundial do Comércio (OMC).

 

A implementação da cota foi aprovada em uma reunião do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) realizada na terça-feira, segundo nota do ministério.

 

A pasta acrescentou que as importações de todos os países serão beneficiadas com a cota, exceto as provenientes de nações com as quais o Brasil possui acordo de livre comércio para o produto –como a Argentina, principal fornecedora do cereal para o Brasil, que é isenta de tarifas por compor o Mercosul.

De acordo com previsões da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), que já esperava a cota em vigor em 2020, a medida pode beneficiar especialmente o grão dos Estados Unidos, Canadá e Rússia.


Mais lidas


No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais