Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Colômbia: Superintendência de Transporte apresentou manual para operadores portuários

Fonte: Mundo Marítimo (06 de novembro de 2019)

A Superintendência de Transporte apresentou o Manual de Operadores Portuários, a fim de orientar os operadores marítimos e fluviais a cumprir o processo de registro e registro junto à entidade.
 
Vale ressaltar que este manual contém as atividades e os requisitos para realizar a operação portuária na Colômbia.
 
Para esses fins, a Superintendente de Transporte, Carmen Ligia Valderrama, visitou o Porto de Barranquilla. Nesse contexto, ele enfatizou que “Barranquilla é uma área portuária com 24 terminais, é uma figura importante e mostra que a cidade é a porta do comércio exterior do país”, afirmou.
 
A autoridade também fez visitas aos portos de Buenaventura, Urabá, San Andrés, Santa Marta, Ciénaga e Cartagena.
 
Valderrama explicou que, desde que assumiu o cargo, iniciou uma agenda de visitas administrativas às nove áreas portuárias do país para socializar com os gerentes e representantes, as diretrizes que ele executa da entidade para o setor.
 
Ele indicou que, com as visitas, propõe-se estabelecer estratégias para melhorar a eficiência e a competitividade do setor, identificar possíveis gargalos e evitar situações de não conformidade com as normas vigentes.
 
“Estamos fazendo um diagnóstico do que está acontecendo nos portos, logística, administração e todos os tipos de questões. A idéia é sentar à mesa de trabalho com os representantes do setor ”, afirmou o chefe da Superintendência de Transportes, segundo El Heraldo.
 
Aprimoramentos de porta
Em coordenação com a Delegação de Portos, socializa os planos de melhoria em andamento, as estatísticas de toneladas, TEUs, os tipos de carga, entre outros.
 
O acompanhamento aos empresários das regiões consiste em estabelecer diálogos sobre a situação atual de cada zona, as oportunidades de melhoria e os acordos de melhoria que devem ser cumpridos, a fim de oferecer um serviço ótimo e da melhor qualidade.
 
“Nesta primeira fase, queremos chegar às regiões e demonstrar que o Super Transporte não tem apenas a função de investigação e sanção, mas também de fortalecer a promoção e a prevenção”, afirmou Valderrama. Além disso, a Superintendência elabora um boletim portuário, onde informa os números que mobilizam os portos da Colômbia, fornecidos pelas empresas do setor.