Login
Associe-se
NOTÍCIAS

ABTRA completa 30 anos de atuação

Fonte: G1 (23 de outubro de 2019)

Foto: Divulgação ABTRA

Às vésperas de comemorar seus 30 anos, a ABTRA – Associação Brasileira de Terminais é reconhecida como autêntica representante de empresas que administram no Brasil instalações portuárias alfandegadas, onde é realizada a anuência de cargas de importação e exportação. Defende os interesses comuns de suas associadas nas questões de despacho aduaneiro e também no aprimoramento das regras e de medidas em favor do aprimoramento dos processos logísticos do comércio exterior.
 
Segundo o presidente do seu Conselho de Administração, Bayard Umbuzeiro Filho, “A ABTRA, na qualidade de representante das maiores empresas brasileiras do setor, se orgulha de fazer parte da história desse importante segmento e de sua colaboração à economia brasileira”. A ABTRA congrega 52 empresas focadas na movimentação e armazenagem de contêineres, cargas soltas e granéis nos principais estados do País. Bayard acrescenta que, nos últimos anos, a entidade tem se dedicado particularmente à discussão do novo cenário global de trocas comerciais e do transporte de cargas. E completa: “Essas transformações estão impactando e alterando a dinâmica da logística de armazenagem e configurando novas oportunidades de negócio no setor”.
 
Desde a sua criação, a ABTRA também atua em parceria com os órgãos públicos anuentes do comércio exterior para prover sistemas de comunidade portuária que contribuem para agilizar o fluxo logístico das cargas. “São parcerias com a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, a Anvisa e a Alfândega particularmente no Porto de Santos, que é a grande porta de entrada e saída das trocas comerciais do Brasil com o mundo”, acrescenta o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo.
 
Exemplo dessa ação colaborativa é a Central de Operação e Vigilância (COV), no prédio da Aduana em Santos, de onde os fiscais visualizam as imagens dos terminais à distância por meio câmeras e circuitos de TV.
 
PIONEIRISMO: A MARCA DA ABTRA
Em 1989, empresas focadas na movimentação de cargas, e interessadas em responder à então necessidade de se reconfigurar o espaço portuário brasileiro para acolher o volume crescente de contêineres utilizados no transporte marítimo mundial se uniram para criar a então chamada “Associação Brasileira de Terminais Retroportuários Alfandegados”.
 
Em 1996, três anos após a edição da Lei de Modernização dos Portos, que oficializou a movimentação portuária de cargas conteinerizadas sob o controle das Aduanas, a entidade recebeu novo nome: “Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados”.
 
Também em 1996 foi criado o primeiro sistema desenvolvido pela ABTRA. Desde então, a Declaração de Transferência Eletrônica de Cargas (DTe) vem sendo aprimorada, permitindo à Alfândega da Receita Federal do Porto de Santos controlar a transferência de cargas de importação entre os terminais e recintos.
 
A exemplo do DTe, cerca de uma dezena de outros sistemas tecnológicos criados e mantidos pela ABTRA promovem a intercomunicação de dados dos sistemas adotados pelos terminais operadores e recintos alfandegados com aqueles utilizados pelos agentes públicos na liberação das cargas de exportação e importação no Porto de Santos. A conexão de dados em tempo real contribui para melhorar o controle dos riscos fiscais, ambientais e fitossanitários das cargas, como também o acesso e fluxo de pessoas e veículos dentro do porto.
 
Em 2015, esses sistemas passaram a integrar a Janela Única Portuária (JUP) no Porto de Santos. Dentre eles, também merece destaque o CONFERE, adotado desde 2016 pela Alfândega do Porto de Santos para a conferência física remota de cargas de importação parametrizadas no Canal Vermelho, através de câmeras instaladas nos recintos, sem a necessidade de o fiscal se deslocar fisicamente até a instalação alfandegada. E neste ano, com a implantação do CONFERE-AGRO nesse porto, os produtos sob controle agropecuário passaram a ser conferidos remotamente pela equipe local do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro/Ministério da Agricultura).
 
Com a expertise acumulada ao longo de três décadas, a ABTRA hoje concentra esforços na inovação tecnológica para formatar a Logística 4.0 no contexto da implantação do Portal Único do Comércio Exterior e do Programa Operador Econômico Autorizado, que prometem incrementar a logística nos portos, aeroportos e fronteiras.
 
HACKATHON DO PORTO DE SANTOS
Como parte das ações comemorativas dos 30 anos de atuação da ABTRA, e cumprindo a missão – de fomentar a inovação tecnológica dos processos logísticos e portuários do comércio exterior –, a ABTRA realizará o Porto Hack Santos, de 6 a 8 de dezembro de 2019.
 
A maratona de inovação em TI promete reunir equipes multidisciplinares em uma competição para enfrentar desafios que vão resultar em soluções tecnológicas do interesse e em benefício da comunidade portuária e da região da Baixada Santista.
 
A iniciativa conta com o apoio institucional da Alfândega da Receita Federal do Porto de Santos, da Autoridade Portuária de Santos, da ANTAQ e do Vigiagro Santos/ MAPA, que integram o comitê orientador responsável por definir os desafios que serão apresentados aos concorrentes.
 
Os vencedores receberão prêmios em dinheiro, sendo R$ 60 mil para a 1ª equipe vencedora e R$ 12 mil para a segunda colocada.
 
NOVO PORTAL INSTITUCIONAL
Ainda para compor o quadro de festividades, a ABTRA acaba de lançar um novo portal institucional [abtra.org.br], que conta com um banco de mais de mil notícias, estudos e estatísticas sobre o setor portuário e a logística do comércio exterior, e cerca de 800 legislações, decisões judiciais, instruções e normativas, portarias e resoluções, além do acesso aos sistemas tecnológicos que integram a Janela Única Portuária (JUP).
 
O portal traz também o campo “Conteinerômetro”, com a quantidade (acumulada no ano) de contêineres de importação com entrada nos recintos alfandegados associados no Porto de Santos atualizada a cada 30 segundos.
 

“O objetivo dessa nova plataforma é contribuir para aumentar a nossa interlocução com os associados, incluindo aí a melhoria do acesso aos sistemas tecnológicos mantidos pela entidade”, resume Bayard. “No entanto, apostamos que o portal deverá ir além, firmando-se como fonte de informações sobre e para o setor”.

 
A ABTRA está à Rua Martim Afonso, 24, Santos.
Telefone: (13) 2105-7300
Mais informações: www.abtra.org.br