Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Ibama emite Licença de Operação do Porto de Aratu-Candeias

Fonte: CODEBA (12 de setembro de 2019)


Neste mês de setembro, a Codeba recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Licença Ambiental de Operação para o Porto Organizado de Aratu-Candeias.
 
Conforme o chefe de serviço do Nasst, Thales Cardoso, o processo de licenciamento ambiental do Porto Organizado é obrigatório, público e essencial para o adequado desenvolvimento. Assim, a respectiva regularização também auxilia na transparência à sociedade dos avanços que estão sendo realizados pela Codeba e também do trabalho que está sendo realizado pelo órgão ambiental licenciador, em prol de um desenvolvimento consciente, ético e sustentável.
 
“Considerando toda a complexidade na operação do Porto, que foi inaugurado em 1975, muito anterior à maioria das legislações ambientais vigentes, a sua regularização ambiental teve início desde o ano de 2001 e, se consagra agora, após anos de tratativas com o órgão. Ao longo dos anos foram desenvolvidos estudos, planos e programas de cunho ambiental, submetidos à análise e aprovação do Ibama”, pontuou Thales.
 
“A conquista da Licença de Operação representa enorme avanço para a Companhia que, em consonância com sua Política Ambiental, vem buscando melhorias contínuas no seu desempenho ambiental. Com esse marco espera-se ainda maiores avanços com a execução dos planos e programas ambientais”, avaliou Tatiana Noel, analista do Nasst.
 
A Codeba que, em junho de 2018, recebeu também do Ibama a Licença de Operação para o Porto de Ilhéus, ainda está em processo de regularização ambiental para o Porto de Salvador.