SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Canal do Panamá e porto de Roterdã juntos para promover o comércio internacional

Canal do Panamá e porto de Roterdã juntos para promover o comércio internacional


Fonte: Guia Marítimo (12 de setembro de 2019 )

O Canal do Panamá e o porto de Roterdã assinaram um Memorando de Entendimento para promover o comércio internacional entre a Europa e a costa oeste da América do Sul.

 

Por meio desse acordo, as duas organizações trabalharão em estreita colaboração para otimizar as operações, incentivando o crescimento econômico e a troca de informações sobre novas oportunidades de desenvolvimento de negócios, incluindo parques logísticos e projetos de desenvolvimento portuário.

 

O acordo vem em um período de crescimento contínuo para o Canal do Panamá e o porto de Roterdã. No mês passado, o porto comemorou um novo recorde no transbordo nos primeiros seis meses de 2019 com 240,7 milhões de toneladas movimentadas, marcando um aumento de 3,4% em relação a 2018.

 

Durante o mesmo mês, o canal estabeleceu um novo recorde diário de 1,706 milhão de toneladas em 16 de agosto, pouco antes de receber o 7.000º trânsito de Neopanamax desde a inauguração do Canal Expandido em 2016.

 

O acordo é renovável após dois anos e permitirá que ambas as partes compartilhem informações sobre suas capacidades tecnológicas, incluindo a implementação de ferramentas e aplicativos digitais destinados a melhorar a eficiência do transporte e a redução de custos.

 

O acordo também inclui a troca de estudos de mercado, dados de trânsito e planos de modernização, bem como programas conjuntos de treinamento, estudos e atividades de marketing entre as duas partes.


Mais lidas


No dia 11 de junho, Data Magna da Marinha, a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) publicou, em seu portal da Organização das Nações Unidas (ONU) na internet, recomendação na qual legitimou ao Brasil incorporar 170.000 km2 de área de Plataforma Continental, além da Zona Econômica Exclusiva.   O processo de estabelecimento do limite exterior […]

Leia Mais