Login
Associe-se
NOTÍCIAS

ANTAQ participa de visita técnica em Houston

Fonte: ANTAQ (12 de setembro de 2019)

O Porto de Houston é um dos mais importantes dos EUA. Fotos: Paulo Tavares/A Tribuna
Foto: Paulo Tavares


Os diretores da ANTAQ, Adalberto Tokarski e Francisval Mendes, visitaram, na terça-feira (10), o Porto de Houston, um dos complexos marítimos mais importante dos Estados Unidos. Tokarski e Mendes fazem parte da comitiva que realiza a visita técnica, que prosseguirá até quinta-feira (12). Em pauta, os planos de expansão de infraestrutura do complexo norte-americano para atender ao aumento na movimentação de cargas, suas estratégias comerciais, projetos de alta tecnologia e ações de sustentabilidade.
 
A viagem foi organizada com apoio do corpo consular dos Estados Unidos no Brasil, do Departamento de Comércio do Governo Americano e da Câmara de Comércio Brasil-Texas. Na comitiva, estão executivos de terminais portuários de Santos, de empresas do setor e companhias de dragagem.
 
Localizado na costa do Golfo do México, Houston é o principal porto dessa região dos Estados Unidos, respondendo por 69% do tráfego local de contêineres. Com mais de 200 terminais industriais públicos e privados, a instalação ocupa a sexta posição na operação de cargas conteinerizadas e a terceira colocação em tonelagem de mercadorias de comércio exterior do país.
 
“Está sendo importante conhecer a experiência de um porto estruturado e trocar ideias com seus dirigentes e usuários sobre gestão e regulação. Os Estados Unidos são uma referência, tanto no setor portuário, como de infraestrutura. E também em tecnologia, o que faz os compromissos em Austin bem estratégicos”, disse Tokarski.
 
Para Mendes, “conhecer melhor a realidade de complexos marítimos desenvolvidos, como Houston, traz uma possibilidade de levar o conhecimento obtido não só para a agência reguladora, mas para todos os regulados”.